Durante o Zoom Meeting realizado nesta semana entre o presidente e fabricantes de colchões associados da Abicol, uma das medidas de enfrentamento da pandemia COVID-19 foi a elaboração de um Manual de Boas Práticas em Proteção, Higiene e Limpeza para as fábricas de colchões.

A Abicol contratará profissionais da saúde (infectologista e médico do trabalho) para analisar as áreas e processos produtivos existentes na maioria das fábricas para recomendar as medidas de proteção, higiene e limpeza necessárias para manter o ambiente livre de riscos de contágio do Coronavírus. Os especialistas já estão sendo consultados para desenvolvimento do projeto.

É papel desses especialistas analisar a necessidade do uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) como máscaras descartáveis ou do tipo N95. Paralelamente, para antecipar uma eventual escassez desses itens, a Abicol está preparando um levantamento da quantidade necessária e posterior aquisição conjunta.

Os associados interessados em adquirir esse material devem informar à associação a quantidade de colaboradores que possui. Com este levantamento, os especialistas contratados farão uma projeção de tempo (dias) em que seja necessária a utilização de máscaras e assim teremos a quantidade a ser adquirida por empresa.

A ideia é proteger os colaboradores e, com isso, dar continuidade aos trabalhos das empresas pelo longo período que virá após o pico da infestação. A proteção possibilitará permitirá a execução das operações com segurança e respaldo científico por meio das orientações dos especialistas em infectologia e medicina do trabalho.

 

 

 

 

 

Download: INFORME ABICOL 10 – Manual de Boas Práticas Saúde, Higiene e Limpeza (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/artigos/novo-coronavirus-e-possiveis-implicacoes-nas-relacoes-de-trabalho