No dia 20 de junho, agentes fiscais do Inmetro realizaram uma visita técnica à fábrica de colchões associada à Abicol Ortobom, em Salvador, Bahia, como parte de um ciclo de capacitação em colaboração com a Abicol e o Observatório do Colchão. A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre propriedades intrínsecas dos colchões, como dimensão, densidade e teor de cinzas.

O Inmetro atua em todo o país por meio da estrutura dos Ipems (Instituto de Pesos e Medidas), cujos agentes realizam as fiscalizações. Em São Paulo, no dia 22 de abril, os agentes dos Ipems aprofundaram o conhecimento das portarias do Inmetro que regulamentam tecnicamente a fabricação de colchões. Esse treinamento foi complementado com a visita técnica à Bahia, onde os agentes fiscais puderam acompanhar de perto o processo de montagem dos colchões e a preparação das espumas. Representantes dos Ipems de vários estados participaram dessa iniciativa.

Segundo Valnei Cunha, chefe do Núcleo de Segurança de Produtos do Inmetro, a visita foi bastante frutífera. “Os agentes fiscais puderam acompanhar uma parte introdutória e depois visitar todos os setores de produção da fábrica, observando detalhes da constituição de variados tipos de colchões. Eles tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e discutir onde problemas de conformidade podem surgir”, relatou Valnei. Ele destacou ainda que todos foram recebidos com atenção e que os representantes da fábrica associada se mostraram dispostos a esclarecer questões técnicas e curiosidades. “A visita contribuiu muito para a formação dos agentes fiscais e para o aprimoramento da fiscalização de propriedades intrínsecas de colchões”, afirmou.

Em relação às irregularidades de colchões, Valnei explicou que os pontos mais críticos estão relacionados à densidade e ao teor de cinzas. “A visita permitiu que os agentes fiscais vissem o processo de confecção de um colchão e identificassem onde os desvios podem ocorrer”, disse. Ele ressaltou que o ciclo de capacitação foi bem-sucedido e que o apoio da Abicol e seus associados foi fundamental para o sucesso do treinamento.

Valnei concluiu destacando a importância da parceria entre a Abicol e o Inmetro. “A Abicol trabalha para manter um mercado que atenda aos requisitos de qualidade normatizados pelo Inmetro. Esse tipo de parceria atende tanto aos objetivos da Abicol de manter um mercado saudável quanto ao Inmetro, que zela pela justa concorrência e o cumprimento dos regulamentos de proteção ao consumidor. O treinamento realizado na Bahia contribuiu para que os agentes fiscais possam atuar melhor no desempenho de suas funções de fiscalização”, completou.

 

Vol. 10 – Edição 060 – 24/06/2024