Fazer a cama pode parecer chato e desnecessário, mas os benefícios que advêm deste gesto tão simples podem compensar mais do que atirar-se para uns lençóis em desalinho.

Ter a cama feita significa entrar num ambiente mais pacífico

  1. Terá a sensação de que dormiu melhor

Pode ser só mesmo a sensação, mas vários estudos demonstram que as pessoas que fazem a cama todos os dias dizem sentir-se mais descansados a cada manhã. Entre os muitos inquéritos disponíveis na internet, há um da fundação americana para o sono (National Sleep Foundation) onde 71% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de não se deitarem sem fazer a cama. Destes, 44% admitiram que se sentem bem descansados, enquanto das pessoas que não fazem a cama, apenas 37% dizem o mesmo.

  1. É a primeira vitória do dia

“Se eu já consegui fazer a cama, então vou ser capaz de fazer ainda mais coisas hoje”. Fazer a cama é uma tarefa bastante simples quando comparada com a maioria das que tem à sua espera no trabalho, em casa, na escola ou onde for. Claro que este sentimento só se obtém quando se faz a cama logo de manhã, que aliás é uma boa altura para tal: nos cerca de dois minutos que demora a puxar e endireitar os lençóis, pode rever mentalmente o que tem para fazer durante o dia que começa. Não só poupa tempo como ainda fica com a sensação de dever cumprido.

  1. Sim, traz felicidade

Escreve o Huffington Post que quando a autora do livro The Happiness Project, Gretchen Rubin, perguntou aos leitores qual tinha sido a resolução que tinham tomado e que mais influência consideravam ter tido na felicidade pessoal, grande parte respondeu “fazer a cama”. Isto surpreendeu a autora do livro best-seller, que encontrou duas razões para esta resposta. “Tudo parece mais arrumado. É mais fácil encontrar os sapatos e o quarto ganha um ambiente mais pacífico”, escreve Gretchen, para quem, “para muitas pessoas, a ordem exterior contribui para a calma interior”. Por outro lado, ter uma resolução e mantê-la “traz satisfação”, explica. É assim tão simples.

  1. Ajuda a desligar 

Antes de dormir, é importante não mexer em telemóveis e computadores, porque a luz que estes aparelhos emitem engana o cérebro e faz com que o sono diminua. Com a cama feita, é menos provável que se sinta tentado a usá-la como um local de trabalho ou de lazer. A cama é um sítio que serve para dormir (e pouco mais), por isso é que se deve fazê-la: ter de entrar num leito arranjado contribui para já não querer sair e não querer pensar em mais nada.

  1. Melhora a produtividade e cimenta capacidades

Para a maioria das pessoas, fazer a cama não é um ato que traga satisfação por si só. Por isso, criar o hábito pode ser relativamente difícil, dependendo da força de vontade de cada um. Mas, uma vez instalado, o hábito pode influenciar outros, uma vez que quem consegue criar este hábito tão simples, consegue também fazer coisas à partida mais difíceis. Ou seja, a produtividade pode melhorar e a capacidade de gerir certas situações e de encarar outro tipo de desafios também.