MARACUJÁ: Você sabia que ter uma alimentação saudável pode melhorar – e muito – a qualidade do seu sono? Alimentos ricos em triptofano, como carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, nozes, banana e leguminosas, por exemplo, favorecem o trabalho do corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite. Isso porque, ao chegar ao cérebro, o triptofano aumenta a produção da serotonina, que, dentre outras coisas, tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono. Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama, assim como a insulina. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos que são fontes de xantina e cafeína (como chocolate, café, guaraná, refrigerantes à base de coca), que estimulam o sistema nervoso central, pelo menos quatro horas antes do sono. Para te ajudar a dormir melhor, o Guia da Semana listou 12 alimentos que são “amigos do travesseiro” e da boa noite de sono. Confira: Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, o maracujá tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir.

12 alimentos que melhoram o sono: 

  1. LINHAÇA: Além de ajudar no processo de emagrecimento, a linhaça melhora o sono, o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão. Rica em ômega 3, ela ainda ajuda na regulação dos neurotransmissores.
  2. BANANA: Além de ser fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana ainda é rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro, favorecendo assim o sono.
  3. LEITE: Fonte de triptofano, aminoácido que se converte em serotonina, o leite relaxa e induz o sono. Saborear uma xícara de leite morno antes de deitar é uma boa pedida.
  4. AVEIA: Por ser fonte de triptofano, a aveia ajuda a manter um sono contínuo.
  5. COUVE: Por ser fonte de magnésio, cálcio e vitamina B, a couve é essencial no sono e no relaxamento muscular.
  6. SALMÃO: Além de ser rico em ômega 3, o salmão também é fonte de vitamina B12, essencial na conversão do triptofano em serotonina.
  7. SEMENTE DE GERGELIM: Além de ser rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos, a semente de gergelim ainda é fonte de vitamina B6, fundamental para conversão do triptofano em serotonina.
  8. ALFACE: A alface também ajuda na melhora do sono. A hortaliça possui uma substância chamada lactucina que tem efeitos calmantes.
  9. ARROZ INTEGRAL: O arroz integral, fonte de carboidrato de boa qualidade, também é super importante para regulação de serotonina e melatonina.
  10. MEL: O mel, que é um carboidrato simples, que facilita a entrada do triptofano no cérebro. Uma boa dica é usar uma colher para adoçar o leite morno.
  11. AMÊNDOA: Além de ter um papel importante na qualidade do sono, a amêndoa é ótima para a saúde do coração colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3.