Na quinta-feira, 18, aconteceu no Rio de Janeiro o I Encontro Brasileiro da Indústria de Colchões, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol). O evento contou com expressiva participação de fabricantes de colchões e as presenças do presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada e do professo de Educação Física, Marcio Atalla.

Durante sua apresentação, Atalla destacou que dormir bem, com qualidade, depende de um bom colchão. Ele abordou aspectos desde problemas ortopédicos à apneia do sono, passando por aumento de peso, as consequências de dormir em um colchão que não oferece o desempenho que dele se espera.certificacao-compulsoria

 

A certificação compulsória de colchões do Inmetro trouxe diversos benefícios para o consumidor, que passa a ter mais confiança nas informações técnicas do produto comprado. A partir da regulamentação, os colchões obrigatoriamente precisam conter selo do Inmetro. “Dessa forma, a certificação possibilita que o consumidor compre colchões e colchonetes que atendam às propriedades esperadas para sua densidade e que os revestimentos e costuras utilizados sejam suficientemente resistentes, promovendo a harmonização das relações de consumo”, afirmou a técnica do Inmetro Cristiane Sampaio, que também palestrou no Encontro. Segundo Cristiane, a regulamentação possibilitou que as espumas tenham desempenho mínimo, conforme sua densidade, o que mostra um avanço na qualidade dos colchões produzidos no Brasil. “Além disso, impôs que o fornecedor informe as características reais do produto, seja quanto às espumas, aos revestimentos ou à estrutura, reduzindo a assimetria das informações que naturalmente existe entre consumidor e fornecedor”, disse Cristiane.

abicol-evento

 

Com a regulamentação para colchões e colchonetes de espuma (Portaria Inmetro n.79/2011), o risco de se comprar um produto que não atende a requisitos mínimos de desempenho, o que impacta diretamente no conforto do usuário, diminuiu. Com a normatização e a obrigatoriedade de cumprimento de tais requisitos, em atendimento à Portaria do Inmetro, os produtores de colchões podem buscar a melhoria de seus produtos no diferencial, promovendo, assim, uma concorrência mais justa, a competitividade do setor e o desenvolvimento tecnológico do produto.

abicol-evento-fabricantes

 

Fabricantes e importadores tiveram 36 meses para se adequar à regulamentação, e os comerciantes, 48 meses. Aqueles que não se adequaram foram multados e passaram a produzir produtos apropriados de acordo com a certificação. O próximo passo é a regulamentação e certificação para os colchões de molas. Segundo o Inmetro, já foi elaborada uma primeira proposta dos documentos, que foi colocada em consulta pública no ano passado. “Considerando as contribuições do próprio setor advindas do processo de consulta pública, revimos as regras, e a proposta revista será encaminhada, na próxima semana, para uma nova consulta pública”, finalizou Cristiane.

 

Homenagens

abicol-evento-homenagem

Durante o evento a Abicol homenageou as pessoas que contribuíram para a certificação dos colchões, de modo especial o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada.

abicol-evento-placas-

Também receberam placas com homenagem de Honra ao Mérito:

Alfredo Carlos Orphão Lobo, Diretor da Diretoria de Avaliação da Conformidade;

Paulo Coscarelli, Diretor Substituto da Diretoria de Avaliação da Conformidade;

Leonardo Machado Rocha, Chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade;

Marcelo dos Santos Monteiro, Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade;

Cristiane Mascarenhas da Silva Sampaio Pesquisadora -Tecnologista em Metrologia e Qualidade

Julieta Simas da Silveira Soares, Chefe da Ouvidoria;

Aline Cristine Garcia de Oliveira Alvarenga, da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade;

Danielle Assafin Vieira, da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade.

 

Apoiaram a realização do I Encontro Brasileiro das Indústrias de Colchões:

ALPHAMOTION, TRISOFT, MOMENTIVE, UNIVAR, DOW, ABRACE e SENAI MARINGÁ.