No dia 23 de junho, o Inmetro tornou público, através do seu site, o resultado da fiscalização da conformidade de colchões de espuma vendidos no Brasil. Foram testados quatro critérios: informações da etiqueta, dimensões, densidade e teor de cinzas. Diante das dúvidas e algumas inconsistências alegadas pelos fabricantes nas informações da tabela de resultados divulgada pelo Inmetro, a Abicol orienta as empresas a consultarem a tabela diretamente no site do instituto.

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/teste-colchoes-de-espuma-modelos-e-requisitos.pdf

Caso haja alguma contestação ou dúvida em relação à tabela, deve-se enviar um e-mail para o Nusep (Núcleo de Segurança de Produtos) relatando a situação. O Nusep avaliará e, se necessário, realizará as alterações pertinentes dentro do processo administrativo. O e-mail de contato é: [email protected]. Pode-se enviar com cópia para o Observatório do Colchão para acompanhamento em: [email protected]

É importante destacar que na tabela publicada pelo Inmetro:

  1. Apenas os modelos listados na tabela estão sob avaliação. Outros modelos comercializados pelas fabricantes não foram incluídos nesta etapa da fiscalização e, portanto, não possuem restrições.
  2. O processo de fiscalização é dinâmico e novas etapas serão realizadas conforme necessário.
  3. A tabela será atualizada conforme o andamento dos processos administrativos.

 

Vol. 10 – Edição 062 – 26/06/2024