Moradores da aldeia de Kalachi, no Cazaquistão, pequena cidade de cerca de 160 habitantes, caem em sono profundo por até seis dias e agora revelam efeitos colaterais terríveis de aumento do desejo sexual descontrolado, a incapacidade de controlar a bexiga e visões terríveis, relata o jornal Daily Mail ‘. Embora ainda não se saiba qual é a causa da doença, alguns moradores temem estar sendo deliberadamente envenenados para abandonar a cidade. A causa: embaixo da cidade pode haver uma mina de ouro.

A doença surgiu há quatro anos e desde então se estima ter afetado cerca de um quarto da população, que fica cerca de 400 quilômetros da fronteira com a Rússia. Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça e perda de memória, mas as mulheres locais relatam que seus maridos e namorados quando, acordam de um sono profundo – de 12 horas a 6 dias, muitas vezes são atormentados com a luxúria sexual. Vários especialistas russos acreditam que a culpa para o fenômeno poderia algumas minas de urânio abandonadas que contêm radônio.

Embora a análise dessa hipótese tenha sido feita na água e no solo, além de testes de radiação e não detectaram qualquer anomalia nas minas. Os médicos não descartam a possibilidade da existência de uma espécie de psicose coletiva como a principal causa do fenômeno estranho.