Criador dos sapatos origami desenvolve o Air Cocoon que, ao reduzir o espaço entre o paciente e a cama, minimiza os efeitos colaterais de grandes períodos de imobilidade.

Um dos grandes problemas para pacientes obrigados a permanecer no leito por extensos períodos – seja por doenças ou por incapacidade de locomoção – são as intensas dores no corpo provocadas por essa imobilidade, sem contar as possíveis irritações de pele. Pois o designer chinês Horatio Yuxin Han criou um colchão inspirado no chikufujin, rolo oco de bambu entrelaçado que também é conhecido como “esposa de bambu” ou “esposa holandesa”. É muito utilizado na Ásia e em países de clima quente e úmido, pois permite a ventilação e a circulação do ar, ajudando a minimizar o calor.

Batizado de Air Cocoon, o colchão inovador de Han minimiza o espaço entre o paciente e a cama, reduzindo dores no corpo e a necessidade de ficar movimentando a pessoa imobilizada por causa da doença – hoje o único modo de tentar evitar as dores. Seu formato trançado ameniza o contato com o corpo e, em consequência, a pressão que causa a dor.