São Paulo, 06 de março de 2018.

Nota de Esclarecimento – Insumos Químicos

A Abicol – Associação Brasileira da Indústria de Colchões, vem a público esclarecer que, de fato, o setor colchoeiro está diante de uma crise global no abastecimento de insumos do tipo Poliol e TDI. A diminuição da oferta de tais produtos provocou, no ano passado, sucessivos reajustes no preço dos produtos químicos citados. Aliás e lamentavelmente, a escalada de reajustes continuou de forma ininterrupta em todos os meses de 2018, aumentando sobremaneira os custos ao longo de toda a cadeia de produção e de comercialização de espumas.

Em que pese o esforço dos fornecedores em tentar reestabelecer a operação e fornecimento de produtos de modo a causar o menor impacto possível neste momento de contingenciamento, é nosso dever reconhecer que a situação é bastante crítica, pois, desta vez, o impacto da falta desses produtos pode ser ainda maior para o fabricante de espumas e de colchões do que propriamente o inevitável repasse nos preços dos seus produtos.

A Abicol, no cumprimento de seu papel institucional, reitera que qualquer aumento nos preços dos produtos que venham a ocorrer vão muito além da vontade do setor colchoeiro que, tal como o varejo, precisa adequar-se diante do novo cenário de desabastecimento mundial de insumos químicos para a produção de colchões.

Por fim, mas não menos importante, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões, reforça que todos os fabricantes de colchões devem ficar muito atentos nas suas operações com o mercado, como forma de se proteger das consequências que um eventual desiquilíbrio nas contas pode provocar.

 

CONSELHO DE ÉTICA E DE ADMINISTRAÇÃO