
São Paulo, 16 de julho de 2025.
A ABICOL participou, nesta terça-feira (15/07), de audiência presencial em Brasília com o Departamento de Defesa Comercial (DECOM), como parte dos esforços institucionais para suspender a medida antidumping sobre o poliol, com fundamento no interesse público.
Estiveram presentes o presidente da ABICOL, Luciano Raduan Dias, e a diretora executiva, Adriana Pierini. Pelo MDIC, participaram Márcio Hissa, diretor do Departamento de Defesa Comercial, Gabriela Pantoja, coordenadora de Interesse Público do DECOM/SECEX e Rafael Jacomini, coordenador-geral de Antidumping e Salvaguardas. Também compareceram Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL, e Paulo Delgado, diretor da Fecomércio-SP.
Durante a audiência, foi entregue a carta oficial da ABICOL solicitando a suspensão imediata da medida, com base nos dispositivos legais aplicáveis (Decreto nº 8.058/2013, Decreto nº 10.839/2021 e Portaria SECEX nº 282/2023), evidenciando os graves impactos sobre o setor colchoeiro, especialmente para as micro, pequenas e médias empresas.
Na mesma data, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou a abertura do prazo para peticionamento formal de avaliação de interesse público referente à medida antidumping aplicada aos polióis poliéteres originários da China e dos Estados Unidos, com base na Resolução GECEX nº 754/2025. O prazo é improrrogável e se encerra em 18 de agosto de 2025, conforme determina a Portaria SECEX nº 282/2023.
Até 18/08/2025, não se espera ação concreta do governo, dado o foco nas questões comerciais com os EUA. (Veja o Roteiro para avaliação de interesse público aqui.)
A ABICOL já iniciou a elaboração da petição de avaliação de interesse público, seguindo rigorosamente o roteiro estabelecido pela legislação vigente. Esta é uma etapa estratégica para reverter os efeitos da medida antidumping, que segue em vigor enquanto não houver decisão em sentido contrário.
Reforçamos que é fundamental manter o engajamento do setor e das entidades parceiras por meio do envio de manifestações formais de apoio à suspensão da medida. As manifestações podem ser feitas pelo formulário disponível em:
🔗 www.abicol.org/envie-manifestacao-de-apoio-a-suspensao-da-medida-antidumping
A ABICOL seguirá atuando de forma ativa em Brasília, com a realização de novas audiências e articulações junto aos órgãos competentes e representantes institucionais, buscando sensibilizar as autoridades para os efeitos deletérios da medida.
Continuaremos mobilizados em todas as frentes disponíveis – administrativa, política e jurídica – para garantir que os interesses do setor colchoeiro sejam preservados e que a política de defesa comercial brasileira atue de forma equilibrada e compatível com o interesse público nacional.
Associação Brasileira da Indústria de Colchões – ABICOL
Acesse a Linha do Tempo sobre a investigação de dumping de poliol.
