Surto de Dengue? Brasil já tem mais de 500 mil casos entre confirmados e suspeitos da doença

A saúde pública está emitindo um alerta sobre um aumento significativo nos casos de dengue em várias regiões. A dengue é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti infectados. É crucial que a comunidade esteja informada sobre as medidas de prevenção e controle para evitar a propagação desta doença.

Sintomas da Dengue: Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça severa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, mal-estar, náuseas, vômitos, e manchas na pele. Em casos graves, pode haver sangramento e baixa nos níveis de plaquetas no sangue, o que exige atendimento médico imediato.

Medidas de Prevenção:

  1. Elimine Água Parada: Remova água acumulada em pneus, vasos de plantas, garrafas, e qualquer recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito.
  2. Use Repelente: Aplique repelente de insetos regularmente, seguindo as instruções do fabricante, especialmente durante o dia, quando os mosquitos estão mais ativos.
  3. Instale Telas e Mosquiteiros: Proteja sua casa com telas nas janelas e mosquiteiros ao dormir para evitar picadas de mosquito.
  4. Roupas Protetoras: Use roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o pico de atividade do mosquito.
  5. Participe de Campanhas de Vacinação contra a Dengue: O Ministério da saúde começou a distribuir os imunizantes para os municípios selecionados; campanha começa com crianças de 10 e 11 anos. Ajude a divulgar
  6. Apoie as iniciativas locais de controle de mosquitos: Incentive a conscientização, mutirões na fábrica e no entorno de ações que possam reduzir a população de mosquitos.

O que fazer se você achar que tem Dengue: Se você apresentar sintomas de dengue, é vital procurar atendimento médico imediatamente. Evite tomar medicamentos à base de aspirina, que podem aumentar o risco de sangramento. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para a recuperação.

Atuação Comunitária: A luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada. A colaboração entre moradores, autoridades de saúde pública e organizações comunitárias é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito e proteger nossa comunidade.

Fique Informado: Mantenha-se informado sobre os esforços de controle da dengue em sua área e siga as recomendações das autoridades de saúde. Sua participação ativa é crucial para prevenir a propagação da dengue.

Coloque a representatividade da sua fábrica nesta ação de apoio à saúde, Juntos, podemos combater a dengue e proteger nossa saúde e a de nossas comunidades.

 

Vol. 10 – Edição 016 – 15/02/2024