O sono dos bebês é um dos principais motivos de preocupação dos pais, principalmente dos novatos. Livros ensinando como adormecê-los e acalmá-los não faltam _a série ‘Segredos de Uma Encantadora de Bebês’ e ‘Nana Nenê’ estão entre os mais vendidos.

Só que aplicar a teoria dos livros à realidade de bebês recém-saídos da maternidade pode ser frustrante para pais com o sono atrasado.

Muitos então passaram a recorrer ao trabalho de treinadoras do sono, apelidadas também de ‘encantadora de bebês’ –numa referência ao best seller escrito por Tracy Hogg-, que ensinam os pequenos a dormir a noite inteira.

Mariana Zanotto Alves é uma delas. Além de orientar os pais sobre o sono dos bebês há dez anos, ela também trabalha como doula (de parto e pós-parto), coach life e nanny (como aquela super nanny da TV).

Segundo ela, a educação do sono do bebê deve começar a partir do terceiro mês de vida. Antes disso, diz Mariana, os bebês estão na fase de estabilização, ainda se acostumando com a vida fora da barriga.

Nesse período de estabilização, ela recomenda que os bebês sejam amamentados por livre demanda. O treinamento para que passem a mamar de três em três horas começa só a partir do terceiro mês.

“A partir daí, os pais vão aprender a ensinar à criança a diferença entre ser acalmada e ser alimentada”, diz Mariana.

Segundo a treinadora de sono, uma das coisas que os pais precisam aprender é que o bebê tem uma necessidade fisiológica de sono diferente da deles e que precisa ser respeitada. “Bebês que não suprem essa necessidade ficam superestimulados e irritados. Não adianta querer manter a vida pré-maternidade e pensar que o bebê é que tem que se encaixar à sua vida.”

Uma das dicas de Mariana para ensinar o bebê a dormir a noite toda é nunca atrasar o horário de ir para a cama. Outra é criar um ambiente calmo, escuro, com poucos estímulos na hora de niná-lo. “Um bebê que recebeu 50 visitas da maternidade, chegou em casa e continuou a ser visitado sem parar, já começou a vida superestimulado.”

A coach diz não condenar o uso de objetos de transição para acalmar a criança na hora do sono, como chupetas e paninhos. “Não julgo a tomada de decisão

[em relação a esses objetos]. Acredito que a mãe fez aquilo que julgou certo para sua família naquele momento. Quando achar que é hora de tirar, vai tirar.”

Por outro lado, ela critica a associação da comida com a hora do sono. “Se a mãe acha que não tem condições de passar um bom tempo da vida acordando de madrugada para alimentar o filho, então não deve acostumar o filho. Mas se ela não se importa, e há quem não ligue.”

Mariana diz que o processo de treinamento dura três dias, mas a fixação do método leva uma semana. “Alguns pais tentam uma noite e dizem que não deu certo. Precisa tentar mais. Três dias só para treinar.”

Questionada se usava o método da ‘Encantadora de Bebês’ ou o ‘Nana Nenê’, Mariana respondeu: “Não sigo nenhuma teoria. Sigo a criança, sigo a família. É um processo contínuo, e há regressões do aprendizado no meio do caminho.”

Ela diz que uma das motivações do seu trabalho é ajudar mães desesperadas com a nova situação e a falta de sono. “Vi muitas mulheres chorando e sem saber a quem recorrer. As mães estão muito abandonadas em relação a esses ensinamentos.”

 

NOITE INTEIRA DE SONO

Mas o que significa dormir uma noite inteira para bebês? Depende da idade da criança, segundo Mariana.

Ela diz que existem bebês de dois meses que já conseguem ter de seis a oito horas seguidas de sono. E que os nascidos a termo já são capazes de ter uma noite de 12 horas a partir do sexto mês.

Mas nem todos, mesmo os mais crescidos, dormem por tanto tempo _para desespero das mães. O meu, por exemplo, costuma dormir em média 9 horas por noite. E ele já passou dois 2 anos.

“O recomendado é que as crianças tenham uma noite de 10 a 12 horas de sono até o sétimo ano de vida”, diz Mariana.

Segundo ela, as sonecas diurnas não estão incluídas nessa conta do sono noturno. “As sonecas são necessárias para diminuir a pressão de sono que acaba se formando devido ao grande desenvolvimento neurológico do bebê no 1º ano de vida. Estudos indicam que os hormônios liberados durante a soneca são diferentes daqueles do sono noturno e de igual importância para o desenvolvimento emocional e físico.”

 

VEJA ABAIXO MITOS E DICAS DE MARIANA SOBRE O SONO DOS BEBÊS

-Mito: Deixar o bebê acordado por mais tempo para ele dormir até mais tarde. “Isso só irrita o bebê, que produz mais hormônio da atenção para ficar acordado e fica mais difícil acalmá-lo depois.”

-Mito: Achar que o bebê tem que seguir desde cedo o ritmo da família e dormir em qualquer horário e lugar.

Mito:  Esperar que o bebê acorde tarde para os pais dormirem mais. “Bebês costumam acordar entre 5h e 7h. O bebê que acorda às 5h, vai acordar nesse horário mesmo que durma às 17h, 22h ou meia-noite. O bebê deve primeiro aprender a dormir a noite toda para depois ser treinado a acordar mais tarde”

Dica: Bebês que acordam às 7h devem ir dormir às 19h. “Como ele vai acordar nesse horário mesmo deitando tarde, é melhor colocá-lo para dormir mais cedo. Assim ele vai sendo treinado para ter uma noite inteira de sono.”

Dica: Se o bebê que costuma acordar às 7h atrasar o horário, o pai deve acordá-lo. “É preciso seguir a rotina dele.”

Dica: O bebê deve tirar sonecas durante o dia (cuja quantidade e duração variam de acordo com a idade).

Dica: As sonecas não devem durar mais de duas horas (contando o tempo que levou para fazê-lo dormir) e não devem ser tiradas depois das 16h. “A soneca é um treinamento para a criança dormir à noite. É um momento para descansar. Crianças que não dormem ficam cansadas.”

Mito:  Sonecas diurnas devem acabar a partir do 3° ano. “As sonecas podem ser mantidas até o 7° ano.”

 CONTATO DA MARIANA

https://www.facebook.com/MarianaZanottoAlves?fref=ts