A Linha do Sono recebeu, no primeiro mês de funcionamento, mais de 1000 chamadas telefónicas de pessoas a pedir ajuda para dormir mais e melhor. O serviço funciona em Portugal

Um mês após o lançamento, a Linha do Sono recebeu uma média de 50 chamadas por dia, sendo muito semelhante a percentagem de homens e mulheres que pedem ajudar, 51% e 49% respectivamente, adianta uma nota da Oficina de Psicologia.

Segundo os promotores da iniciativa, a média de idade das pessoas que recorrem à linha de apoio ronda os 59 anos e 74% das chamadas são motivadas por problemas de insônia, como dificuldade em conciliar o sono ou em se manter dormindo, ou mesmo um sono que não é reparador.

Nestes casos, equipe de psicólogos do outro lado da linha presta aconselhamento, sugerindo procedimentos de rotina para um sono tranquilo.

A oficina de Psicologia informa que 26% das pessoas que telefonam para esta linha aparentam estar em dificuldades com o sono, devido a problemas médicos ou outras perturbações, aconselhando os especialistas a procurarem ajuda médica.

A todas as pessoas que recorrerem a Linha do Sono é oferecido um pequeno guia, com sugestões relativas aos bons hábitos de sono e que, implementados, podem contribuir para uma melhoria significativa de problemas de insônia.

A Linha do Sono foi criada com o intuito de dar resposta às necessidades sentidas pelos portugueses depois de uma noite mal dormida, identificar possíveis causas e, ao mesmo tempo, sugerir procedimentos de rotina para um sono tranquilo.