Referência nacional em saúde e qualidade de vida, Marcio Atalla, professor, autor e apresentador do programa Medida Certa, quadro Fantástico, recomenda que reservar um tempo do dia para atividades programadas pode mudar drasticamente os quadros físicos e psicológicos das pessoas. De acordo com ele, existem quatro fatores determinantes que condicionam a saúde do ser humano: o estilo de vida, o meio ambiente, a assistência médica e a genética. 

— Ao contrário do que muitos pensam, o estilo de vida tem muito mais importância do que a genética na equação da saúde, e o melhor de tudo é que de todos os fatores, este é o mais fácil de ser modificado.

Ele também destacou a importância do movimento corporal na busca pela saúde equilibrada, e dedicou boa parte do seu tempo a explicar, de forma clara e com exemplos do cotidiano, como otimizar o pouco tempo para tirar o máximo de aproveitamento para o bem-estar.

Confira os principais conselhos de Marcio Atalla para quem, assim como ele, busca um estilo de vida com mais qualidade mesmo com as barreiras da rotina empresarial:

— Todo corpo precisa de movimento. Trocar o carro pela bicicleta e o elevador pela escada, a longo prazo, podem fazer uma enorme diferença.

— Subir 60 degraus é o equivalente a 10 minutos de caminhada. Para quem trabalha ou mora em prédios, fazer esse roteiro pelo menos três vezes representa mais de 30 minutos de exercício, que é o que o corpo precisa diariamente.

— Até 1970, o brasileiro dava cerca de 10 mil passos por dia. Desde os anos 2000, esse número caiu para uma média de 2 mil passos. Andem mais, pois essa diferença tem aumentado em 60% as chances de problemas cardíacos e pulmonares.

— Diminuir a quantidade de gordura saturada ainda é um dos métodos mais eficazes de se combater a gordura.

— O brasileiro precisa consumir mais fibras, isso influencia no sistema digestivo e circulatório, e queima mais gorduras ao longo do dia.

— Pessoas que dormem pouco são mais propensas a engordar. Para quem sacrifica o sono pelo trabalho, a dica é que isso vai se refletir num futuro próximo, então durmam mais.

— Uma rotina de exercícios equilibradas pode, inclusive, diminuir os níveis de stress dentro das empresas.

— Estar acima do peso, ao contrário do que muitos pensam, não é crime nenhum, tampouco sinônimo de sedentarismo. O que realmente importa é colocar o corpo em movimento e criar uma rotina de exercícios. Emagrecer é consequência.

— Estudos já provaram que o brasileiro consome muito mais sal e açúcar do que o necessário. Mudar esse hábito é fácil, e importantíssimo.

— Por mais clichê que seja, as pessoas precisam tomar mais água. Ela ajuda na circulação do sangue e na quebra das moléculas de gordura, e pra que um hábito mais simples do que este?