O empresário Luis Fernando Ferraz, da F.A. Maringá, é o novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol).

A liderança assumiu o cargo em 11 de fevereiro durante reunião realizada no Hotel Boulevard, em São Paulo (SP), devendo permanecer à frente da entidade até 2015. Na ocasião, apresentou plano de trabalho para o biênio que contempla ações de fortalecimento da associação e acompanhamento da regulamentação de leis e tributos.

A Abicol está sediada em São Paulo e representa 50 fábricas associadas que respondem por 80% da produção nacional de colchões.

Em entrevista ao portal eMobile, o novo presidente disse que entre as estratégias para fortalecer a entidade está a promoção da comunicação com o consumidor brasileiro. “Queremos levar informações para sociedade e fazer as pessoas entenderem sobre as tecnologias disponíveis no Brasil e as opções de alta performance que contribuem para qualidade do sono”, afirma.

Ferraz ressalta que, atualmente, a indústria brasileira de colchões produz excelentes produtos com tecnologia que “não deve em nada a qualquer novidade de outro lugar do mundo”. “As nossas indústrias estão preparadas para acompanhar todos os lançamentos mundiais, seja na área de insumos ou de matérias-primas e nossos maquinários são os mais modernos que existem no mundo”, garante.

Leia mais:
Prazo para certificações de colchões encerra em 2015

Certificação
Entre as metas para o biênio, Ferraz pretende dar continuidade aos pontos desenvolvidos pela gestão anterior, como os que envolvem o requisito da portaria 79/2011, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece a obrigatoriedade conforme a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR nº 13.579 para a fabricação e também comercialização de colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano.

Ele acrescenta que a indústria colchoeira passa por um momento de adequações às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), visando a melhoria dos produtos. “A evolução do setor de colchões tem sido muito grande. É um segmento que cresce de forma dinâmica”, frisa.

“Com a segunda etapa da certificação, vemos o País se tornar referência mundial no setor ao ter uma norma compulsória de qualidade de colchões de espuma. Isso é um diferencial em qualidade que o consumidor conquista”, diz.

Segundo o presidente, está também em pauta, um plano para disseminar melhores práticas de segurança no trabalho, sendo a NR12 uma preocupação. “Existe uma série de ações que já realizamos e queremos fortalecer ainda mais. É um desafio do setor continuar interagindo com os associados para dinamizar ainda mais esses processos”, assinala.

Fonte: EMOBILE por Marina Gallucci