No dia 26 de março, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), Rodrigo Miguel de Melo, e a Diretora Executiva, Adriana Pierini, estiveram em Brasília representando a entidade para uma audiência com o Deputado Federal Pedro Lupion, para tratar sobre Antidumping, Licitações e Valorização do Colchão na qualidade do sono e saúde mental dos trabalhadores. Durante a reunião, Rodrigo Miguel de Melo entregou ao deputado material apresentando a Abicol e medidas de interesse do setor colchoeiro. Além disso, aproveitou a ocasião para convidar Pedro Lupion para o I Encontro Mundial da Indústria de Colchões.

Em relação ao processo de investigação de dumping de poliol, a Abicol declarou que a entidade defende as medidas antidumping que beneficiam as cadeias produtivas genuinamente nacionais.

Sobre as licitações públicas de colchões, foi apresentado ao deputado o cenário atual no país, no qual frequentemente editais de licitação contêm descrições que violam regulamentos do Inmetro. Isso resulta em mau uso do dinheiro público, riscos à segurança dos usuários, baixa qualidade dos produtos adquiridos e redução da vida útil dos colchões. Para lidar com essa questão, a entidade propõe a adoção de uma legislação que estabeleça um protocolo específico para as entidades responsáveis pelas licitações, incluindo a revisão e atualização dos editais de acordo com as regulamentações do Inmetro e a adoção de medidas para garantir a conformidade em futuras licitações e a concorrência justa.

No que diz respeito à qualidade do descanso e à saúde mental dos trabalhadores, foi proposto que haja campanhas e ações legislativas para estimular os empregadores a facilitarem a aquisição de colchões novos pelos empregados, ou que ao menos dediquem tempo para sensibilização sobre a importância de dormir bem. Essas medidas têm como objetivo proporcionar maior conforto e bem-estar durante o repouso, além de preservar a saúde mental dos trabalhadores. Essa iniciativa poderá contribuir significativamente para resolver questões sensíveis relacionadas a noites mal dormidas, que resultam em cansaço, fadiga, falta de concentração e, como resultado, acidentes de trabalho e rodoviários, entre outros. A Abicol propõe que os deputados busquem estabelecer parcerias com entidades empresariais, associações industriais e outras organizações para promover o conforto do trabalhador na hora do seu repouso.

Ao encerrar a reunião, Rodrigo Miguel de Melo agradeceu ao deputado Pedro Lupion pela receptividade e interesse demonstrados pelo setor colchoeiro. A interação entre a Abicol e o deputado reforça a importância do diálogo entre o setor e os representantes políticos para o desenvolvimento da indústria colchoeira nacional.

Na Foto: Deputado Federal Pedro Lupion e Rodrigo Miguel de Melo, presidente da Abicol. 

Vol. 10 – Edição 029 – 27/03/2024