Informe Abicol 026 – Grupo de trabalho da Abicol avança na criação de mecanismos para inteligência de mercado com dados setoriais


Na última Reunião de Associados da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões), em 20 de fevereiro, foi constituído o Grupo de Trabalho de Inteligência de Mercado, denominado como GT Inteligência de Mercado, com o objetivo de desenvolver propostas para coleta e uso de dados setoriais.  A iniciativa é uma resposta à necessidade reconhecida pela maioria dos presentes da importância desses dados para embasar decisões estratégicas na indústria e defender interesses setoriais.

O GT Inteligência de Mercado, que terá um prazo de 60 dias para apresentar propostas e orçamentos, já teve sua primeira reunião esta semana, onde foram dados passos importantes rumo ao objetivo proposto. Johann Schneider, especialista em planejamento estratégico de marketing e convidado para reunião, enfatizou a necessidade de dados tanto históricos quanto de projeções para o planejamento futuro das empresas, apontando para uma lacuna nos relatórios disponíveis atualmente.

Um dos desafios discutidos pelo grupo é a obtenção de dados específicos da indústria de colchões, que geralmente são apresentados agrupados em fontes como a Receita Federal, comércio exterior e IBGE, dificultando a obtenção de estatísticas precisas. O GT Inteligência de Mercado busca formas de fornecer um pacote consistente de informações de mercado, considerando fontes internas e externas que compreendam o ambiente de mercado de forma abrangente.

Lars Mueller, da Bekaertdeslee e membro do grupo, ressaltou a importância de ampliar o desenvolvimento de informações por meio de registros internos, sugerindo a estruturação da coleta de informações em duas fases: uma sondagem mensal sistemática e, posteriormente, foco em previsões futuras. Ele destacou, assim como Johann, a importância de compreender tanto o passado quanto as tendências futuras para adaptar as estratégias de negócios.

Johann fez referência ao relatório da ISPA (International Sleep Products Association), que oferece dados detalhados sobre vendas, informações regionais e indicadores econômicos, permitindo que as indústrias desenvolvam estratégias regionais de comercialização, distribuição e desenvolvimento de produtos.

O grupo concluiu que tornar as informações acessíveis a um maior número de empresas, associadas ou não, na pesquisa de inteligência de mercado, mantendo a confidencialidade, garante a solidez das informações a serem coletadas. A proposta é abrir a participação na pesquisa de mercado para todos, preservando a confidencialidade através da gestão de dados. Para isso, será contratado um instituto de pesquisa independente.

Além disso, o GT Inteligência de Mercado analisou o desafio de implementar inteligência de mercado na indústria brasileira de colchões. Acredita-se que apenas uma parcela das empresas do setor possui um plano de levantamento de informações de mercado, e avaliam que muitas não possuem todos os dados necessários de seus próprios negócios.

Concluiu-se que o estudo de mercado a ser liderado pela Abicol será um processo de troca de informações. Para ter acesso às informações coletadas, as empresas precisarão contribuir fornecendo seus próprios dados, o que pode levar algum tempo para que elas se adaptem. Lars enfatizou a importância do conhecimento interno por parte das empresas e a necessidade das indústrias trabalharem o autoconhecimento para utilizarem efetivamente a inteligência de mercado.

A proposta de João Stockmanns, do grupo Herval, de levantar inicialmente informações básicas e mais acessíveis junto às empresas foi bem recebida, estabelecendo as perguntas iniciais a serem feitas para as empresas. A ideia é simplificar o levantamento de informações no início e, posteriormente, buscar dados mais específicos, como segmentação, canais de vendas, confiabilidade, entre outros.

 

Informações a serem levantadas através de um instituto de pesquisa independente:

– Quantidade de colchões produzidos em 2023 (peças por trimestre e total).

– Quantidade de colchões vendidos (peças por trimestre e total).

– Percentual de colchões para solteiro e para casais, relativo as vendas totais.

– Percentual de colchões de molas e de espuma, relativo as vendas totais.

– Quantidade de funcionários em 2023.

– Pretende contratar funcionários nos próximos 6 meses?

 

Vol. 10 – Edição 026 – 21/03/2024