Na última Reunião de Associados da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões), em 20 de fevereiro, foi constituído o Grupo de Trabalho de Inteligência de Mercado, denominado como GT Inteligência de Mercado, com o objetivo de desenvolver propostas para coleta e uso de dados setoriais.  A iniciativa é uma resposta à necessidade reconhecida pela maioria dos presentes da importância desses dados para embasar decisões estratégicas na indústria e defender interesses setoriais.

O GT Inteligência de Mercado, que terá um prazo de 60 dias para apresentar propostas e orçamentos, já teve sua primeira reunião esta semana, onde foram dados passos importantes rumo ao objetivo proposto. Johann Schneider, especialista em planejamento estratégico de marketing e convidado para reunião, enfatizou a necessidade de dados tanto históricos quanto de projeções para o planejamento futuro das empresas, apontando para uma lacuna nos relatórios disponíveis atualmente.

Um dos desafios discutidos pelo grupo é a obtenção de dados específicos da indústria de colchões, que geralmente são apresentados agrupados em fontes como a Receita Federal, comércio exterior e IBGE, dificultando a obtenção de estatísticas precisas. O GT Inteligência de Mercado busca formas de fornecer um pacote consistente de informações de mercado, considerando fontes internas e externas que compreendam o ambiente de mercado de forma abrangente.

Lars Mueller, da Bekaertdeslee e membro do grupo, ressaltou a importância de ampliar o desenvolvimento de informações por meio de registros internos, sugerindo a estruturação da coleta de informações em duas fases: uma sondagem mensal sistemática e, posteriormente, foco em previsões futuras. Ele destacou, assim como Johann, a importância de compreender tanto o passado quanto as tendências futuras para adaptar as estratégias de negócios.

Johann fez referência ao relatório da ISPA (International Sleep Products Association), que oferece dados detalhados sobre vendas, informações regionais e indicadores econômicos, permitindo que as indústrias desenvolvam estratégias regionais de comercialização, distribuição e desenvolvimento de produtos.

O grupo concluiu que tornar as informações acessíveis a um maior número de empresas, associadas ou não, na pesquisa de inteligência de mercado, mantendo a confidencialidade, garante a solidez das informações a serem coletadas. A proposta é abrir a participação na pesquisa de mercado para todos, preservando a confidencialidade através da gestão de dados. Para isso, será contratado um instituto de pesquisa independente.

Além disso, o GT Inteligência de Mercado analisou o desafio de implementar inteligência de mercado na indústria brasileira de colchões. Acredita-se que apenas uma parcela das empresas do setor possui um plano de levantamento de informações de mercado, e avaliam que muitas não possuem todos os dados necessários de seus próprios negócios.

Concluiu-se que o estudo de mercado a ser liderado pela Abicol será um processo de troca de informações. Para ter acesso às informações coletadas, as empresas precisarão contribuir fornecendo seus próprios dados, o que pode levar algum tempo para que elas se adaptem. Lars enfatizou a importância do conhecimento interno por parte das empresas e a necessidade das indústrias trabalharem o autoconhecimento para utilizarem efetivamente a inteligência de mercado.

A proposta de João Stockmanns, do grupo Herval, de levantar inicialmente informações básicas e mais acessíveis junto às empresas foi bem recebida, estabelecendo as perguntas iniciais a serem feitas para as empresas. A ideia é simplificar o levantamento de informações no início e, posteriormente, buscar dados mais específicos, como segmentação, canais de vendas, confiabilidade, entre outros.

 

Informações a serem levantadas através de um instituto de pesquisa independente:

– Quantidade de colchões produzidos em 2023 (peças por trimestre e total).

– Quantidade de colchões vendidos (peças por trimestre e total).

– Percentual de colchões para solteiro e para casais, relativo as vendas totais.

– Percentual de colchões de molas e de espuma, relativo as vendas totais.

– Quantidade de funcionários em 2023.

– Pretende contratar funcionários nos próximos 6 meses?

 

Vol. 10 – Edição 026 – 21/03/2024