Orientada por um dos pilares da atual gestão, em outubro a Abicol elaborou e lançou sua Política ESG, com o propósito de impulsionar a produção sustentável de colchões no Brasil. Além de orientar a indústria para se adaptar às mudanças globais, a política prioriza a saúde, o bem-estar e a inclusão social.

Agora, como forma de auxiliar as empresas na construção de suas próprias políticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), a Abicol está oferecendo gratuitamente aos associados acesso ao curso “Trilha de Aprendizado ESG – um caminho sem volta”.

O curso, desenvolvido em parceria com o Instituto Impulso e com a especialista em ESG, Débora Irie, conta com apoio da Abicol e é disponibilizado em plataforma digital no endereço www.trilhadeaprendizadoesg.com.br. Além das aulas gravadas, que podem ser assistidas a qualquer horário, o curso conta com aulas ao vivo, entrevistas com especialistas, material complementar, e-books e avaliação. São cerca de 16 horas de conteúdos que ensinam como integrar práticas de ESG e as plataformas da ONU, Pacto Global e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) nos negócios.

Segundo Débora Irie, o objetivo principal é proporcionar conhecimento acerca dos princípios da sustentabilidade com exemplos práticos relacionados às plataformas da ONU e ao ESG – Environmental, Social and Governance.

Voltado para profissionais interessados em contribuir para um futuro mais sustentável e responsável, de áreas diversas como SSMA (saúde, segurança e meio ambiente), responsabilidade social, recursos humanos, administração, operacional, marketing, comunicação, e outros afins, o curso Trilha de Aprendizado ESG é ideal para quem quer aprimorar suas chances de manter-se em um mercado cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade.

Carga horária

O curso “Trilha de Aprendizado ESG – um caminho sem volta” tem duração de 16 horas, divididas em quatro módulos, com 21 aulas gravadas e quatro aulas ao vivo, além de avaliação ao final de cada módulo, entrevistas com especialistas, e materiais complementares SDG Compass, relatórios de sustentabilidade e e-books.

Débora antecipa que entre os temas abordados nas aulas estão: sustentabilidade e ESG, ODS no Brasil e no mundo, SDG Compass, Pacto Global e seus princípios, IDGs – objetivos de desenvolvimento interno, ESG visão global, plano de sustentabilidade, implementação ESG, matriz de materialidade, tendências e oportunidades, boas práticas e soluções, além de estudo de caso.

As inscrições estão abertas de 26 de fevereiro até 11 de março, e as aulas podem ser acessadas a partir do dia 18 de março. O aluno terá três meses para concluir o curso e, ao final, receberá um certificado com a chancela do Impulso – Instituto Pro-Desenvolvimento Econômico do Setor Moveleiro/Colchoeiro, que atua em favor do setor desde 2014, através de cursos de treinamento em diversas áreas.

Como proceder

Cada associado tem direito a uma inscrição sem custo. Para ter acesso, basta acessar a plataforma www.trilhadeaprendizadoesg.com.br e preencher o cadastro, informando o nome do aluno, a empresa e o e-mail corporativo. Inscreva seu colaborador e torne-o um agente de desenvolvimento em gestão ESG, impulsionando a sustentabilidade em sua empresa. Atenção: as inscrições sem custo estão abertas de 26 de fevereiro a 11 de março, encerrando nessa data.

A conclusão do curso Trilha de Aprendizado em ESG vai contribuir com a certificação do Selo ESG Abicol, especialmente para aquelas empresas que ainda não tem certificado ODS de outras certificadoras.

 

Vol. 10 – Edição 018 – 21/02/2024