A luta do Governo da Índia contra o hábito de esconder dinheiro sob o colchão está dando resultados, graças a um programa lançado pelo primeiro-ministro Narandra Modi que levou, em oito meses, 158,6 milhões de indianos a abrirem contas bancárias.

Segundo dados de 2014 do Banco Mundial, na Índia existem 887,8 milhões de pessoas com mais de 15 anos, dos quais metade tem conta bancária e 6,4% toma empréstimos através de uma entidade financeira, enquanto a maioria que solicita dinheiro pede aos seus familiares (32%) ou a agiotas (12,6%).

O primeiro-ministro Modi lançou o programa conhecido pela sigla em Hindi PMJYD – Esquema de Financiamento para as pessoas do primeiro-ministro – porque considerava insustentável que a maioria da população estivesse “privada de serviços bancários básicos” advertindo para a “exclusão perpétua e privação”.

Embora o programa permita abrir uma conta com a “papelada mínima” e sem necessidade de depositar dinheiro, o resultado tem sido uma injeção de 2,4 milhões de euros, de acordo com dados oficiais de maio, por utilizadores que optaram por mover as poupanças de casa para o banco.