Em estudo publicado esta semana na revista Science Advances, cientistas americanos encontraram mais evidências de que a fase do sono chamada de REM — a mais profunda e que costuma abrigar as imagens oníricas — é fundamental para cristalizar as conexões entre neurônios formadas durante o dia, fazendo com que as informações adquiridas quando se está acordado fiquem armazenadas no cérebro. O estudo também reforça a tese de que dormir bem é essencial para o desenvolvimento mental das crianças, o que explicaria por que os bebês passam tanto tempo com os olhos fechados.

A curiosidade sobre o motivo que faz recém-nascidos passarem tanto tempo dormindo, por sinal, foi o que motivou o estudo, conta ao Correio Braziliense o pesquisador Marcos Frank, coautor do trabalho. “Um antigo mistério na biologia é por que os bebês passam tanto tempo no sono REM? E por que nós perdemos todo esse sono REM à medida que envelhecemos? Não são apenas os seres humanos, todos os mamíferos semelhantes a nós mostram as mesmas mudanças no desenvolvimento”, diz o cientista da Universidade Estadual de Washington. “Surgiu entre especialistas, então, a ideia de que o sono é necessário para o desenvolvimento do cérebro, mas isso tem sido difícil de estudar. Mas é importante investigar essa questão porque, talvez, o mau sono na infância possa ter efeitos prejudiciais sobre o cérebro que duram toda a nossa vida”, completa.

A forma que ele e colegas encontraram para estudar o tema foi usar gatos como modelo. Em um experimento no qual limitaram as vezes que os animais podiam entrar no sono mais profundo, os especialistas perceberam que os animais passaram a ter dificuldade de processar imagens e