O repouso e o sono são essenciais para que a engrenagem da rotina de cada ser humano funcione perfeitamente. Por mais prazeroso que seja, um dia de trabalho pede um descanso merecido e tudo o que se quer é o conforto de casa, mais precisamente da cama macia. Nesse contexto, um item é essencial: o colchão.

Como passamos aproximadamente um terço de nossas vidas dormindo, um bom colchão pode influenciar muito a saúde.

 

O sono se destina à recuperação pelo organismo do gasto energético ocorrido durante o dia, mantém o equilíbrio geral do organismo e das substâncias químicas cerebrais, consolida a memória e regula a temperatura corpórea.

Quem explica é a fisioterapeuta Jaqueline Knop, que atua área de tratamento e prevenção da dor e na reabilitação neuromusculoesquelética.

 

Como optar pelo colchão certo

De acordo com Jaqueline, que é especialista em Cinesiologia e Terapia Manual, ao escolher o colchão certo, deve-se levar em consideração o biótipo físico, possíveis patologias, dores e também as preferências de cada indivíduo.

Quando se trata de colchões de espuma, deve-se observar a sua densidade, definida de acordo com o peso e altura de cada indivíduo, pois o mesmo não pode ser muito duro e nem ter pouco suporte em razão de uma densidade inferior ao mínimo necessário.

 

Os cuidados na escolha interferem diretamente em um fator muito importante de ser observado, que é o alinhamento da coluna vertebral durante o sono. Quando se trata de um casal, a escolha do colchão deve considerar o peso e a altura do cônjuge maior, para definir a densidade de um colchão de espuma. No caso de um colchão de molas, a definição deve ser pelo conforto que satisfaça ambas as pessoas.

 

Consequências da escolha do colchão errado

Escolher um colchão inadequado pode trazer consequências que começam com uma noite mal dormida e geram um círculo vicioso. O acúmulo de noites mal dormidas interfere na qualidade do sono. E problemas no sono, alerta Jaqueline, podem desencadear desde uma indisposição, cansaço, sono diurno e dores no corpo, até problemas mais sérios de saúde, como alterações hormonais, problemas de memória e mudanças de humor.

 

Atenção aos sinais de desgaste

É importante observar o fim da vida útil do colchão. Ela pode variar devido a vários fatores, como material empregado na sua construção, a forma como o colchão é utilizado (se é utilizado para leitura sobre o mesmo, se as pessoas sentam nas bordas e até mesmo pela forma da pessoa dormir).

O colchão irá apresentar naturalmente acomodações ao uso, mas caso essa acomodação esteja acima de 2,5cm, ou o colchão apresente sinais de mofo, manchas, etc. é hora de pensar em trocá-lo.