Há um ano, iniciamos a nossa difícil travessia pela pandemia. Um caminho desconhecido, perigoso e muito, muito desafiador. Nem nos piores pesadelos, conseguiríamos imaginar toques de recolher, restrições sanitárias, distanciamento, escassez de matérias-primas e desaquecimento radical no mercado.

O fato é que, bem ou mal, sobrevivemos, e isso já demonstra que somos resilientes o suficiente para encarar este momento com responsabilidade, sem medo e com muita esperança.

Hoje, ao analisarmos o resultado das enquetes, sugiro que o olhar seja de ponderação: algumas paradas são necessárias para que a retomada seja genuína.

O painel apresentado nos causa apreensão, mas é algo que nos escapa em sua resolução, pois não temos como resolver a pandemia. Cabe a nós, manter as nossas empresas operantes e saudáveis, dentro do que nos é permitido e cumprindo rigorosamente as medidas sanitárias de contenção exigidas.

Estamos em situação de emergência, quanto mais eficientes formos no cumprimento das medidas recomendadas pela ciência, seja no uso correto das máscaras, na higienização das mãos, no distanciamento social e na vacinação, mais cedo sairemos dessa, com certeza mais fortes. Como na física, para dar um impulso é preciso parar antes.

Não é fácil lidar com tantas medidas desfavoráveis para economia, para os negócios. Precisamos ter em mente que a prioridade agora é conter o vírus e tentar ao máximo preservar a vida e, para isso, no momento, não há um atalho. Para vencer este momento difícil, sacrifícios serão necessários por toda sociedade

Novas enquetes serão realizadas para ajudar no posicionamento diante do cenário nacional e setorial. A ideia é possibilitar, de forma rápida e segura, informações que possibilitem tomadas de decisão ainda mais assertivas em nossas respectivas empresas, afinal, estamos juntos na mesma tempestade.

Que tenhamos ainda mais resiliência, esperança e fé.

Dias melhores virão.

 

ROGÉRIO SOARES COELHO

Presidente da Abicol

 

 

 

 

 

 

 

 

ROGÉRIO COELHO

Presidente Abicol

 

Carta ao INMETRO MEDIDAS