O segundo dia do Encontro das Indústrias de Colchões 2025 – Enicol, realizado em 8 de agosto, foi marcado por uma programação dedicada a dados, sustentabilidade e cerimônia de premiação, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir tendências e compartilhar experiências estratégicas para o setor colchoeiro.
A agenda também teve espaço para o fortalecimento das relações institucionais, aproximando entidades do setor. Antes do início das palestras programadas, o presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Irineu Munhoz, apresentou o 12º Congresso Nacional Moveleiro, que será realizado nos dias 1º e 2 de outubro, em Curitiba (PR). Em seguida, os srs. Osman Guler e Ümit Vural, representantes da IBIA EXPO, compartilharam informações sobre a feira internacional prevista para acontecer de 24 a 27 de setembro de 2025, em Istambul, Turquia.
A abertura das palestras ficou a cargo de Dr. Gustavo V. Loch, Head de Data and Analytics na Blu, que apresentou o Panorama de dados e tendências do setor colchoeiro. Com experiência em inteligência de mercado e previsão de demanda, Loch trouxe uma análise aprofundada sobre como o uso inteligente de dados pode orientar decisões e impulsionar a competitividade das empresas.
Na sequência, Mike O’Donnell, Chief Operating Officer do Mattress Recycling Council (EUA), compartilhou a experiência norte-americana em reciclagem de colchões. Atuante há mais de 30 anos na área de resíduos sólidos e reciclagem, O’Donnell destacou os resultados alcançados pelo MRC desde 2015, com mais de 15 milhões de colchões reciclados, consolidando a instituição como uma das maiores do mundo nesse segmento.
O dia também foi marcado pela cerimônia de entrega do Prêmio Destaque Boas Práticas ESG Abicol, que reconheceu organizações que inscreveram uma ou mais de suas práticas e se destacaram pela implementação de ações alinhadas à política ESG da entidade, contemplando as áreas ambiental, social e de governança.
Paralelamente, o saguão e o Espaço Vitrine Abicol — área de exposição de fornecedores de produtos e serviços — novamente mantiveram intensa movimentação, estimulando a troca de informações, a atualização profissional, o estabelecimento de parcerias e a geração de oportunidades de negócios. Na Vitrine, o contato direto com fabricantes e profissionais proporcionou aos fornecedores a oportunidade de apresentar inovações e soluções ao público presente.
O encerramento foi conduzido pelo discurso do presidente do Conselho da Abicol, Luciano Raduan Dias, que reforçou a missão do evento de fortalecer o setor colchoeiro em um cenário de constante transformação. “O evento se encerra, mas o trabalho continua”, afirmou, ressaltando o papel relevante da indústria de colchões no Brasil e a responsabilidade de fazê-la crescer com consciência, competitividade e cooperação.
Luciano também aproveitou a ocasião para, com descontração e reconhecimento, homenagear o fundador da entidade, sr. Félix Fernando Raposo. “Uma menção ao nosso amigo fundador da Abicol. Temos uma gratidão imensa ao senhor. Seu comprometimento e visão norteiam nossa atuação na Abicol”, declarou.
Uma apresentação surpresa de dançarinos de samba encerrou a programação em clima de celebração e integração.
Discurso de encerramento:
Com as palavras de Luciano Raduan Dias foi encerrado oficialmente o Encontro das Indústrias de Colchões 2025.
Senhoras e senhores,
Encerramos hoje mais uma edição do ENICOL e saímos daqui não apenas com mais conhecimento, mas com mais clareza de propósito.
Nestes dois dias, debatemos o que realmente importa: como fortalecer o setor colchoeiro em um mundo em constante transformação. Discutimos política industrial, vigilância de mercado, inteligência artificial, logística reversa, dados, sustentabilidade e muito mais — e tudo isso com um olhar construtivo, propositivo e estratégico.
Agradeço, profundamente, aos nossos associados. Vocês são a razão de ser da ABICOL. É com o apoio e a confiança de vocês que conseguimos ampliar nossa atuação, qualificar nossas ações e defender com firmeza os interesses do setor.
Agradeço às autoridades, especialistas, painelistas, parceiros, lideranças presentes que estiveram conosco. Cada fala, cada contribuição, foi valiosa para avançarmos juntos.
Agradeço à diretoria da ABICOL, aos nossos ex-presidentes, e à equipe executiva liderada com talento e compromisso. Este evento carrega o esforço coletivo de muitas mãos — e o coração de todos nós.
Agradeço ainda aos expositores da Vitrine ABICOL, por nos mostrarem na prática que inovação, eficiência e sustentabilidade são caminhos reais e acessíveis.
O ENICOL termina, mas o trabalho continua. Seguimos com mais confiança, mais alinhamento e mais ambição de fazer melhor. A indústria de colchões tem um papel relevante no Brasil — e nós temos a responsabilidade de fazê-la crescer com consciência, competitividade e cooperação.
Nos vemos em 2027, na décima edição do ENCONTRO DAS INDÚSTRIAS DE COLCHÕES.
Até lá, que sigamos juntos. Muito obrigado!
DECLARO ENCERRADO O ENICOL 2025
Muito obrigado!
Luciano Raduan Dias
Presidente do Conselho da ABICOL
Saiba mais sobre a cerimônia de premiação do Prêmio Destaque Boas Práticas ESG ABICOL.
Assista ao vídeo com os destaques do Enicol 2025.
Vol. 11 – Edição 054 – 09/08/2025