Transtornos relacionados ao sono são considerados uma epidemia, acometendo pessoas no mundo todo e refletindo de maneira negativa na saúde e na qualidade de vida. Tanto é verdade, que a Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM) tem investido em eventos de conscientização em relação a isso, a partir de dados alarmantes, como por exemplo: de cada 60 brasileiros, 20 são afetados pela síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), que faz a pessoa parar de respirar durante a noite; mais de 30% da população adulta sofre de insônia e outros números.

O slogan “Sono restaurador, boa respiração e corpo saudável” se tornou marca da WASM e se baseia nesses três princípios. Um sono restaurador deve ter tempo que permita o descanso, não ter interrupções e ser profundo, ou seja, um cochilo não conta. Boa respiração enquanto dorme é fundamental, já que problemas como a SAOS podem levar a outras doenças, como hipertensão arterial e até a diabetes! Por fim, estar saudável também ajuda a dormir bem e não ter um sono de qualidade pode indicar alguma doença.

Pesquisas já mostraram que o ser humano passa 1/3 da sua vida dormindo. O sono é necessário não apenas para que o corpo e a mente possam descansar, mas também para regular o metabolismo e auxiliar no crescimento (no caso das crianças). Uma série de hormônios essenciais ao bom funcionamento do organismo são produzidos durante o sono, de modo que a sua privação causa deficiência na produção dessas substâncias.

Não ter um sono de qualidade é algo que gera impactos imediatos e a longo prazo. Os imediatos são o cansaço no dia seguinte, redução da produtividade, problemas de concentração e memória, dificuldades no aprendizado. Mas ao longo dos anos, quem não dorme bem pode ter mais chances de sofrer com obesidade e deficiências no sistema imunológico. Além disso, pesquisas já mostraram relação entre a privação do sono e alguns tipos de câncer.

Para ter um bom sono, tenha horários para dormir e acordar, evite cochilos de mais de 45 minutos durante o dia, invista em um colchão de qualidade e evite consumir alimentos pesados no período da noite.