Informe Abicol 070/2025 – ABICOL é destaque na mesa redonda “Programas privados de qualidade” no Workshop “Tô de Olho”


No dia 16 de outubro de 2025, em Brasília, durante o Workshop “Tô de Olho”, promovido pela CNI e pelo MDIC, com apoio do Inmetro e da ABRAC, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões – ABICOL teve importante participação na Mesa Redonda 1: Programas privados de qualidade, ao lado de entidades setoriais como a ABIC (Indústria do Café) e a ASFAMAS (Fabricantes de Materiais para Saneamento).

O “Tô de Olho” é uma iniciativa inserida no contexto da infraestrutura da qualidade e da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), que visa fortalecer a vigilância de mercado e a conformidade dos produtos no Brasil. Com esse programa, busca-se oferecer maior transparência e controle sobre o comércio de produtos irregulares, contribuindo para a confiança do consumidor e para uma concorrência mais justa.

A ABICOL, ao compor a mesa sobre programas privados de qualidade, reforçou o compromisso do setor de colchões com a conformidade, a qualidade e a segurança dos produtos ofertados no mercado brasileiro. A atuação da entidade nesse espaço é estratégica para dialogar com reguladores, órgãos de fiscalização e outros setores produtivos, influenciando práticas de vigilância mais eficazes e adaptadas à realidade dos fabricantes de colchões.

Por meio dessa participação, a ABICOL colabora para:

  • fortalecer o debate sobre normas técnicas e certificação aplicáveis ao setor de colchões;
  • trazer ao Observatório do Colchão perspectivas do mercado quanto à implementação de programas privados de qualidade;
  • promover a convergência entre iniciativas privadas e públicas na vigilância de mercado;
  • contribuir para que instrumentos de monitoramento, como o “Tô de Olho”, sejam mais aderentes ao setor e capazes de gerar resultados concretos.

Com essa presença ativa, a ABICOL reafirma seu papel como agente multiplicador da cultura da qualidade no Brasil e como interlocutora qualificada no processo de aprimoramento regulatório e institucional do setor de colchões.

Participação da ABICOL 

Além da participação da Diretora Executiva da ABICOL, Adriana Pierini, na mesa-redonda “Programas privados de qualidade”, também estiveram presentes no evento outros representantes da entidade: os membros da Comissão de Vigilância de Mercado Luciano Gois (Pró Colchões), João Stockmanns (Herval) e André Fernando Dias de Almeida (ASINEC), juntamente com Carlos Lorenceto (Micropet). 

Durante o evento, Luciano Gois destacou que o ENIQ é um grande destaque para o setor colchoeiro como novo protagonista na implantação de mecanismos de vigilância de mercado, cujos resultados, como já demonstrado em outros segmentos, deverão ser a melhora nos indicadores de conformidade dos produtos e a ajuda na equidade em prol dos bons fabricantes. Para ele, mais uma vez, ficam evidentes os desafios e prejuízos relacionados à vigilância de mercado: “Infelizmente, as lacunas ainda existentes permitem que maus operadores prosperem e, inclusive, criam brechas para a atuação do crime organizado, como bem demonstrado na Operação Carbono Oculto — um triste exemplo das deficiências regulatórias e de fiscalização. Este é o momento de refletirmos sobre qual modelo de atuação queremos para o nosso mercado.” 

João Stockmanns destacou a apresentação da ABICOL como um dos pontos altos do evento. Ele acrescentou: “As dores de outros setores comungam com os nossos desafios. Não estamos sós.” 

Já André Almeida definiu o evento como “necessário e inspirador” e considerou revoltantes os relatos de irregularidades. Ele também afirmou que a apresentação da ABICOL “foi impecável e representou o setor de uma forma única”. 

Vol. 11 – Edição 070 – 17/10/2025