É hora de pensar em comprar um colchão novo quando você acorda cansado ou dolorido e quando a superfície do seu colchão apresenta-se de forma irregular ou flácida. Mas qual seria o melhor tipo?

Há ainda controvérsia sobre o pensamento convencional que um colchão firme é melhor. Se um colchão é muito firme, não vai apoiar o corpo uniformemente e podem causar desconforto nos pontos mais pesados (quadris e ombros). Se ele é muito macio, a tendência é provocar afundamento nos pontos mais pesados do usuário, o que poderia causar formigamento, dormência ou dores. O melhor colchão suporta a coluna vertebral em todos os pontos, permitindo-lhe manter a sua curva natural.

Não tenha vergonha de se deitar em colchões na loja. Os vendedores esperam por isso. Use roupas soltas e sapatos que você pode escorregar. Passe pelo menos cinco minutos na sua posição preferida de dormir.

A escolha de um colchão é muito pessoal. O produto certo é um processo muito subjetivo. Colchões são feitos com uma variedade de materiais e tecnologias para oferecer sistemas de apoio que atendem a ampla gama de necessidades dos consumidores, gostos e orçamentos.

Como cuidar de seu colchão.

1. Use um protetor de colchão

A única coisa que vai ajudar a prolongar a vida de seu colchão mais do que qualquer coisa é usar um protetor de colchão. O ideal é o protetor impermeável e respirável, evitando ácaros e percevejos, bem como mofo e bolor.

A razão pela qual você quer usar um protetor à prova d’água é porque a maioria dos colchões são revestidos com espuma de poliuretano na superfície. A espuma vai perder a sua resiliência a partir de duas coisas principais: peso e umidade. A umidade é um “acelerador” de uso e desgaste. Os seres humanos transpirar à noite, o colchão é como uma esponja gigante que absorve qualquer tipo de umidade e é a umidade que acelera a decomposição das camadas superiores do colchão. Ao manter o seu colchão protegido e seco, você ajuda a preservar aquelas camadas de conforto superiores, contribuindo para que o seu colchão mantenha suas qualidades por mais tempo.

2. Atente-se a estrutura da cama

A maioria das pessoas subestimam a importância da estrutura da cama que usam. Pense na estrutura da cama como como a fundação da casa. Você quer ter o seu colchão construído sobre uma base forte, porque o quadro ajuda na manutenção do colchão. Certifique-se de que tem um centro de suporte pois esse apoio central que atinge o chão ajuda a prevenir o colchão de “se curvar” no meio.

3. Gire o colchão

As principais marcas pararam de fazer colchões dupla face. Então, agora tudo que você tem a fazer é girar o colchão, de tempos em tempos, em torno de 4 ou 5 vezes por ano. Isso ajuda o colchão a ser utilizado uniformemente por toda sua dimensão. Se for dupla face, vire o colchão pelo menos 2 (duas) vezes ao ano.

4. Tente não se sentar na cama

Colchões não são projetados para serem sentados, eles são projetados para suportar o corpo deitado. Quando você está sentado na cama contra a sua cabeceira, você está concentrando todo o seu peso em uma área muito pequena, com o tempo isso pode causar um desgaste desigual no colchão.

5. Deixe seu colchão tomar ar sempre que possível

Colchões tendem a coletar uma grande quantidade de umidade, mesmo a partir de umidade no ar, então exibi-los ao sol para tomar um ar de vez em quando é uma boa ideia. Retire, capas lençóis, etc… para deixar o colchão “respirar” durante uma hora mais ou menos.

A excelência dos colchões brasileiros está sendo certificada por rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pelo Inmetro. De acordo com o estabelecido pela Portaria 079/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano, nenhum colchão de espuma pode ser produzido no território nacional ou importado sem certificação desde fevereiro 2014 e o comércio varejista teve até o dia 07 de fevereiro deste ano para vender colchões e colchonetes feitos de espuma sem certificação do Inmetro. Já a regulamentação voltada para os colchões de mola deve sair em poucos meses.

Os cuidados com o seu colchão refletem em você e nossos associados preparam o melhor para você!

Acesse: www.abicol.org