Você se deita para dormir, coloca o despertador para tocar no outro dia, completa o ritual pré-sono e de repente acorda no meio da noite. Tem coisa pior? Pois é. Além de ser bem desconfortável, acordar no meio da noite com determinada frequência pode ser um indicativo tanto de problemas fisiológicos como emocionais.

Com base nisso, confira neste artigo as 5 razões que podem estar fazendo com que você acorde no meio da noite.

1. Refluxos atípicos ou noturnos

Se você acorda com tosse, esse pode ser um sinal de possível refluxo noturno ou atípico. Ele ocorre quando o ácido gástrico, ao subir pelo esôfago, acaba irritando a garganta.

Para evitar esse problema o mais recomendado é evitar realizar refeições muito pesadas (como massas ou carnes vermelhas) até seis horas antes de dormir.

2. Asma noturna

No caso de acordar com falta de ar, isso pode ser um sinal de asma noturna. A melhor forma de evitar o surgimento desse problema é trocando de lençol toda semana (preferindo os confeccionados em algodão) e evitando a presença de cortinas, tapetes e carpetes em seu quarto.

3. Se o problema for dor nas costas…

Se você acordar no meio da noite sentindo as costas, isso pode ser justificado das seguintes formas: colchão inadequado, muitos travesseiros ou pode ser que você tenha dormido por muitas horas em uma posição desconfortável.

Para voltar a dormir confortavelmente, o mais recomendado é dormir de frente, ou seja, com a barriga virada para cima e com um travesseiro na cabeça e outro embaixo dos joelhos.

4. Dor nas pernas

Se você dorme e acorda frequentemente no meio da noite sentindo dor nas pernas, esse pode ser um sinal de que você está desidratado. Para evitar, faça alongamentos simples antes de se deitar, mantendo os grupos musculares bem relaxados para o momento de sono.

Além disso, também tome uma ducha quente antes de se deitar. Durante o dia, você já sabe o que deve ser feito: tome pelo menos 8 copos (ou seja, 2 litros) de água por dia.

5. Dor de cabeça

Se acordar no meio da noite com dor de cabeça, a razão pode ser a mesma do tópico anterior: desidratação.