Quando falamos da limpeza de uma casa, são tantos os detalhes que, às vezes, deixamos escapar itens importantes e que são essenciais para o nosso bem-estar. Um exemplo é o colchão. A higiene da cama é fundamental para garantir boas noites de sono e, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado, já que fatores como silêncio, temperatura e as próprias roupas de cama são lembrados com mais frequência. Quantas vezes não corremos atrás de capas para travesseiros e lavamos os cobertores na primeira oportunidade em que o sol aparece. Mas o colchão está lá, tão importante quanto esquecido.

 Além de garantir a qualidade do sono, a limpeza do colchão é essencial para aumentar a sua durabilidade. Vale ressaltar também que o cuidado é fundamental principalmente para pessoas alérgicas, já que ele pode acumular ácaros, além da poeira.

Depois de limpo, o ideal é aplicar um produto que ajude você a se livrar dos ácaros. Existem artigos específicos para estofados, que não causam danos à pele por serem feitos especialmente para a limpeza de superfícies que mantenham contato com ela.

Um dos piores pesadelos das mamães, o “xixi na cama” também demanda cuidados especiais para manter a higiene e a durabilidade do colchão.

 Outro segredo importante na conservação do colchão é arejar o cômodo em que ele se encontra. Mantenha sempre a janela aberta e coloque-o no sol pelo menos uma vez por semana. Vire-o periodicamente, para arejar os dois lados por igual, e use uma capa para colchão. Opte pelas antialérgicas e laváveis, já que elas devem ser higienizadas a cada 15 dias. Em caso de manchas, procure limpá-las imediatamente.