Berço Nanna da Burigotto oferece risco à criança, segundo Inmetro

A Burigotto avisou ao Departamento de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, que fará recall do berço-portátil Nanna. Por determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a empresa já iniciou a retirada do produto do mercado.

O Inmetro também suspendeu o registro desse modelo de berço por oferecer risco de asfixia às crianças. As regras da campanha do recall serão anunciadas ainda nesta quinta-feira,18, pela empresa.

Estudos encomendados pelo Inmetro mostraram que o espaçamento indevido entre as laterais, extremidade e colchões do berço podem colocar a criança em situações de risco. O estudo considerou cenários de uso normal do berço, simulando diversas posições e travamentos.

O Inmetro orienta o consumidor que possui esse tipo de berço a suspender imediatamente seu uso.

Em nota, a Burigotto informa que “toda a sua linha de produtos, incluindo o berço Nanna, segue os padrões de segurança exigidos pelo Inmetro”, e que possui autorização para comercializar seus produtos no mercado.

“O berço é referência no mercado e nunca houve antes registro de acidentes envolvendo o produto”, segundo a Burigotto.

PORTARIA

No fim de maio, Inmetro publicou uma portaria acrescentando novas exigências para a produção, venda e importação de berços-portáteis no país.

De acordo com a portaria, o espaço entre as laterais e o colchão nunca poderá ser superior a 30 mm, mesmo quando o produto for feito de material flexível. São considerados flexíveis os tecidos, telas, plásticos e outros materiais que se deformam.

Determina ainda que as dimensões do colchão devem ser especificadas pelo fabricante, podendo ou não acompanhar o berço. O tamanho dele deverá constar do manual de instruções do produto.