O sono faz você se sentir melhor, mas a sua importância vai muito além de apenas aumentar o seu humor ou banindo olheiras. O sono adequado é uma parte fundamental de um estilo de vida saudável, e pode beneficiar o seu coração, o peso, a mente, e muito mais.

O sono faz você se sentir melhor, mas a sua importância vai muito além de apenas aumentar o seu humor ou banindo olheiras.

O sono adequado é uma parte fundamental de um estilo de vida saudável, e pode beneficiar o seu coração, o peso, a mente, e muito mais.

Aqui estão alguns benefícios de saúde pesquisadores descobriram cerca de uma boa noite de sono.

Para melhorar a memória

Sua mente é surpreendentemente ocupada enquanto você tira uma soneca. Durante o sono você pode fortalecer memórias ou habilidades que aprendeu enquanto estava acordado (é um processo chamado de consolidação).

“Se você está tentando aprender alguma coisa, seja física ou mental, você aprende que até certo ponto com a prática,” diz o Dr. Rapoport, que é professor associado na NYU Langone Medical Center. “Mas algo acontece enquanto você dorme que faz você aprender melhor.”

Em outras palavras, se você está tentando aprender algo novo, seja ele um idioma ou um novo jogo, você terá um melhor desempenho depois de dormir.

Viver mais tempo?

Dormir demais ou muito pouco está associado a uma expectativa de vida menor, embora não seja claro se é uma causa ou efeito. (Doenças podem afetar os padrões de sono também.)

Em um estudo de mulheres com idades entre 50 a 79, mais mortes ocorreram em mulheres que tiveram menos de cinco horas ou horas mais de seis e meia de sono por noite.

O sono também afeta a qualidade de vida.

“Muitas coisas que nós vivemos são afetadas pelo sono”, diz Raymonde Jean, MD, diretor de medicina do sono e diretor associado de cuidados intensivos em St. Luke’s-Roosevelt Hospital Center em Nova York. “Se você dormir melhor, certamente você pode viver melhor. Está bem claro.”