30 de outubro de 2018 – das 10h às 13h30

Local: Hotel Boulevard Inn São Paulo, Av. São Luís, 234 – Centro, São Paulo – SP

Lista de Presença

Material apresentado na reunião CLIQUE AQUI

Fotos CLIQUE AQUI

3       ABERTURA

Às 10h02 a reunião foi iniciada com a fala do presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira. O presidente agradeceu a presença de todos, recapitulou a pauta e convidou Adriana Pierini para apresentar o primeiro item da pauta: Portaria Complementar Colchões de Espumas.

4       comissão de normas e certificações

Adriana apresentou todos os itens sobre os quais o Inmetro, durante a reunião de consolidação da consulta pública da portaria complementar de colchões e colchonetes de espuma de poliuretano, demonstrou que pretende alterar atendendo às demandas consonantes com as da Associação. O vice-presidente, Rogério Coelho, colaborou com a apresentação acrescentando considerações.

4.1 Deliberações:

Os associados apreciaram a apresentação, consideraram que a publicação da portaria complementar pode acontecer em meados de dezembro de 2018. Quanto à consulta pública da portaria complementar de colchões de mola, que pode sair a qualquer momento, os associados concordaram que a Abicol deve investir esforços para que a norma ABNT para colchões de molas seja publicada antes que a consulta pública da portaria complementar seja publicada para que as atualizações da ABNT alcancem aderência.

5       COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Ao término da apresentação do primeiro item, Dr. Fabrício Soler, iniciou sua palestra sobre licença ambiental condicionada ao sistema de logística reversa, vigente em São Paulo, apresentando dados comparativos entre o Brasil e outros países com relação à LR e concluiu declarando que tanto a Política Nacional de Resíduos Sólidos quanto a legislação paulista atualmente não atinge as fábricas de colchões, mas, é prudente acompanhar todos os movimentos dos órgãos públicos vinculados ao tema, seja na esfera federal, estadual ou municipal, para que nenhuma iniciativa pegue o setor de surpresa. Na segunda parte da sua apresentação, Dr. Fabrício abordou a questão do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF) e destacou a importância de verificar-se qual o cadastro utilizado pelos associados para possibilitar uma análise mais profunda e a indicação da melhor classificação dentro do CTF.

5.1 Deliberações:

A Abicol encaminhará aos associados pesquisa para levantamento Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF) a fim de possibilitar uma análise mais análise mais profunda e a indicação da melhor classificação dentro de tal cadastro.

6       COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING:

Na parte da Comissão de Comunicação e Marketing, houve a tentativa de apresentar o regulamento ajustado do Selo Abicol para colchões 100% confiáveis, a ficha de autoavaliação e a plataforma virtual. No entanto, devido ao ponto relativo à prazo de garantia que não conquistou consenso, a assembleia decidiu suspender o lançamento do selo e, aproveitando a oportunidade de revisão, aprovou a mudança identidade de Selo Colchão 100% para Selo Abicol.

6.1 Deliberações:

Na próxima reunião, a Abicol reiterará seus valores e princípios para que os associados recapitulem e renovem seus compromissos para com a associação e haja uma total aderência aos requisitos do Selo Abicol para colchão 100%.

7       COMISSÃO DE COMBATE À FRAUDE

O coordenador da Comissão de Combate à Fraude, Rodrigo Melo, apresentou os detalhes da doação do laboratório de ensaio de colchões de espuma ao IBAMETRO.

7.1 Deliberações:

Os associados aprovaram sem ressalvas.

8       CONSELHO SUPERIOR

O presidente do Conselho Superior, Luciano Raduan Dias, da Luckspuma, solicitou `que Adriana Pierini informasse o saldo na conta corrente e em aplicações da Abicol e recapitulasse os custos e despesas mensais.

9       gRUPO DE TRABALHO fLAMABILIDADE DE COLCHÕES

Nesse momento da pauta, a Abicol recebeu dois convidados José Carlos Tomina, Superintendente do CB24 e Sylvio Tobias de Napoli, Superintendente da Abit) para tratar dos trabalhos em desenvolvimento no âmbito do ABNT/CB-024 no tocante a ensaios de reação ao fogo e sua relação com as normas que versam sobre colchões. Sr. Tomina declarou que o tema ignitabilidade de colchões ficará em stand by no CB24 podendo voltar à pauta em 2019. O Sr. Sylvio colocou-se à disposição para apoiar as ações necessárias para que as partes interessadas trabalhem em prol de objetivos comuns.

10     outros assuntos

Varejistas no Evento em Brasília: A Abicol receberá indicações dos associados para compor a lista de diretores de redes do varejo para envio de convite especial, com objetivo de estimulá-los a participarem do evento em Brasília no mês de novembro.

Painel dos Fornecedores: A Abicol realizará reunião com fornecedores interessados em apresentar palestra durante o Encontro Nacional das Indústrias de Colchões.

AGENDA DE EVENTOS

PERÍODO A DEFINIR

• SUPERVISORES E REPRESENTANTES COMERCIAIS: Palestra de interesse + Selo Abicol para Colchão 100% e Operação Sono Legal
  • GESTORES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: Uso do Selo e Marca do Inmetro e do Selo Abicol para colchões 100%
  • GESTORES DE RH e CONTABILIDADE: Regras e Recursos do E-SOCIAL
  • FORMAÇÃO DE AUDITORES DA QUALIDADE
  • TREINAMENTO SISTEMA ORQUESTRA E USO DO SELO
  1. encerramento

O presidente Alexandre Prates Pereira deixou aberta a palavra aos associados para que se manifestassem a respeito de questões que considerassem pertinentes. Adriana Pierini sugeriu que cada um dos associados destacassem o ponto alto da reunião, de forma a confirmar que todos os associados têm vez e voz na associação. Ao término das considerações, o presidente, agradeceu a presença de todos e convidando para o almoço de integração, declarou encerrada a reunião.

12     AGENDA – Próxima reunião

22 de novembro – Brasília: REUNIÃO ASSOCIADOS DA ABICOL