ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE COLCHÕES – ABICOL

CNPJ N° 14.897.871/0001-64

 

MEMÓRIA DE REUNIÃO

 

30 de junho de 2018 – das 09h às 14h

Local: Royal Tulip Alvorada, Brasília  DF

 

1       Participantes:

Conforme Lista de Presença CLIQUE AQUI

 

  1. Link para acessar conteúdos apresentados:

Material apresentado na reunião CLIQUE AQUI

Fotos CLIQUE AQUI

 

3       ABERTURA

Às 09h12 a reunião foi iniciada com a fala do presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira. O presidente agradeceu a presença de todos e destacou a honra de poder receber na reunião de associados o presidente do Inmetro Dr. Carlos Augusto de Azevedo, o diretor geral do Ibametro, Randerson Leal, a pesquisadora do Inmetro Cristiane M. Sampaio e a técnica da Anvisa, Leidy Anne Alves Teixeira. Alexandre informou que haveria um intervalo por volta das 11h30 e que, na sequência, os associados estariam convidados a retornar à reunião para as tratativas de assuntos internos da associação.

 

4       fala dos convidados

O presidente da Abicol passou a palavra para o presidente do Inmetro, Dr. Azevedo, que agradecendo pela oportunidade de falar com fabricantes e fornecedores do setor colchoeiro, chamou atenção para a importância da articulação entre todos os interessados para a construção de normas que possam realmente contemplar todos os requisitos de conformidade que verdadeiramente impactam na qualidade, segurança e desempenho dos produtos com certificação compulsória. Agradeceu pelo empenho da Abicol em viabilizar o laboratório na Bahia e passou a palavra ao diretor geral do Ibametro Sr. Randerson, que agradeceu a associação declarando que o instituto baiano vem se destacando pelo protagonismo em prol dos consumidores da região e da manutenção de um mercado justo.

 

4.1 Deliberações:

Os associados reafirmaram seu compromisso com os programas de verificação da qualidade e aprovaram as iniciativas da Abicol no sentido de viabilizar a instalação de laboratório de ensaio de colchão no Estado da Bahia.

 

 

5       comissão de comunicação e MARKETING – Apresentação da Campanha Nacional “Selo Colchão 100%“

O coordenador da Comissão de Comunicação e Marketing João Flávio Nogueira Andrade e a diretora executiva Adriana Pierini apresentaram aos associados as peças que compõem a campanha de divulgação do selo Colchão 100% e o regulamento. Os associados sugeriram que sejam incluídas peças e regras para a divulgação dos associados fornecedores. O presidente apoiou a ideia e o coordenador João Flávio confirmou que na reunião de agosto as novas peças seriam incluídas.

 

5.1 Deliberações:

Os associados aprovaram a inclusão dos fornecedores no regulamento do Selo Colchão 100%, cujas peças específicas serão apresentadas na reunião de associados no mês de agosto.

 

 

6       COMISSÃO NORMAS E CERTIFICAÇÕES – Certificação Compulsória de Colchões – Portarias Complementares – com Cristiane Sampaio

A pesquisadora do Inmetro Cristiane M Sampaio apresentou aos associados os principais requisitos dos regulamentos técnicos de avaliação da conformidade (Portaria 79 – Colchão e Colchonete de Espuma de Poliuretano e Portaria 52 – Colchão de Molas) que seguirão para consulta pública antes da publicação das portarias complementares. Os associados questionaram se há algum prazo para publicação das portarias complementares e Cristiane Sampaio alegou que por ser um processo que envolve mais de uma divisão, não tem como prever quando será publicada a consulta pública.

 

 

7       COMISSÃO COMBATE À FRAUDE – Protocolos da Anvisa aplicados aos colchões com propriedades terapêuticas com Leidy Anne Alves Teixeira

A técnica da Anvisa apresentou como funciona a Anvisa e as medidas que podem ser tomadas com relação ao coordenador da Comissão de Comunicação e Marketing e vice-presidente da região Sudeste, João Flávio Nogueira Andrade, apresentou os anúncios da Abicol publicados na revista Móveis de Valor e Mobile Lojistas (vide slides), declarando que os planos para 2018, se aprovados pelos associados, focará as redes sociais, em especial o Instagram para que as publicações da Abicol conquistem um posicionamento mais moderno, interativo e dinâmico. Citou que está em andamento o projeto do livro “A História dos Colchões no Brasil”, obra a ser lançada no final de 2018.

 

 

8       CONSELHO DE ÉTICA E DE ADMINISTRAÇÃO

O presidente Alexandre, informou que a a Abicol recebeu de Fábio Maldonado carta de renúncia, por de todos os cargos que ora ocupava na associação, sendo assim, assume o cargo de vice-presidente Rogério Coelho (Orbhes) e, em substituição de Rogério, Sidney (Maxflex) assume o cargo de vice-presidente Região Sul. A coordenação da comissão de Legislação Tributária passa a ser exercida por Tiago Temponi (Colchões Polar). Os associados aprovaram as indicações do presidente.

 

8.1 Deliberações – CONSELHO DE ÉTICA E DE ADMINISTRAÇÃO:

Os associados aprovaram a nova composição do conselho e comissão e concordaram com a realização de nova eleição a ser programada para as próximas reuniões.

 

 

10     GRUPO DE TRABALHO DE FLAMABILIDADE

O coordenador da Comissão de Sustentabilidade, Luís Fernando Ferraz, comunicou que a Comitê Têxtil da abntLegislação Tributária e primeiro vice-presidente, Fábio Maldonado, da CBP, informou aos associados que o laboratório do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas está em fase de conclusão do parecer sobre a elasticidade do box (sommie) para fins de comprovar a correta classificação de NCM. Apresentou que está no radar da comissão as questões de ICMS e do e-social, para os quais propôs a formação de um comitê com gestores e especialistas das áreas afins a esses temas (restrito a empresas associadas) O objetivo, de acordo com Fábio Maldonado é propiciar um ambiente de compartilhamento de conhecimento e estabelecimento de um padrão de boas práticas no setor.

 

10.1 Deliberações – GRUPO DE TRABALHO DE FLAMABILIDADE

Não houve manifestação dos associados.

 

 

11     GRUPO DE TRABALHO NR12 E SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

O presidente Alexandre Prates Pereira informou que o programa de Formação de Agentes de Boas Práticas – Foco NR12 será realizado no período de 19 a 20 de julho e ressaltou que a presença das áreas de Qualidade e do Sesmt das empresas associadas propiciará um maior compartilhamento de experiências entre as fábricas e possibilitará o alcance o principal objetivo que é o desenvolvimento da inteligência em processos específicos existentes nas fábricas e colchões. O conteúdo programático foi apresentado em tópicos.

 

11.1 Deliberações – GRUPO DE TRABALHO NR12 E SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO:

Os associados apresentaram-se favoráveis a realização do Programa de Formação de Agentes de Boas Práticas.

 

 

12     OUTROS ASSUNTOS

O presidente comentou sobre a mudança de data do Encontro Nacional das Indústrias de Colchões, cuja alteração foi motivada pelo cenário econômico e a interferência do calendário da Copa do Mundo e greve dos caminhoneiro, o presidente comunicou que o local permanece o mesmo “Royal Tulip Alvorada” e a data, se todos estivessem de acordo seria 23 de novembro de 2018, sendo que a reunião de associados aconteceria na véspera (22 de novembro de 2018). Os associados manifestaram como de acordo com as propostas apresentadas. Sobre a Convenção de Associados da Abicol, a assembleia aprovou a transferência para o período de 21 a 24/11 (03 diárias de quinta a domingo) pelo qual a associação custeará um apartamento duplo para duas pessoas para cada empresa associada.

 

12.1 Deliberações – OUTROS ASSUNTOS:

Aprovada a data do Encontro Nacional das Indústrias de Colchões. Aprovada a transferência da Convenção de Associados da Abicol.

 

 

13     Encerramento

O presidente Alexandre Prates Pereira deixou aberta a palavra aos associados para que se manifestassem a respeito de questões que considerassem pertinentes. Em seguida, agradeceu a presença de todos e convidando para o almoço.

 

 

14     AGENDA – Próxima reunião

AGOSTO: 28 de agosto de 2018 – Reunião Associados (Fabricantes e Fornecedores)

29 de agosto de 2018 – Reunião Comissão de Normas e Certificações (Revisão Normas da ABNT)

AGENDA: http://www.abicol.org/agenda2018/

memoria-reuniao-age-abicol-29-06-18