ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE COLCHÕES – ABICOL

CNPJ N° 14.897.871/0001-64

 

MEMÓRIA DE REUNIÃO

 

23 de novembro de 2017 – das 09h às 12h30

Local: Hotel Boulevard Inn São Paulo, Av. São Luís, 234 – Centro, São Paulo – SP

 

1       Participantes:

Conforme Lista de Presença CLIQUE AQUI

 

  1. Link para acessar conteúdos apresentados:

Material apresentado na reunião CLIQUE AQUI

Fotos CLIQUE AQUI

 

3       ABERTURA

Às 09h12 a reunião foi iniciada com a fala do presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira. O presidente agradeceu a presença de todos e destacou que em sendo a última reunião do ano de 2017 no período da tarde todos os associados (fabricantes e fornecedores) terão a oportunidade de apresentar suas sugestões para desenvolvimento de ações conjuntas para 2018. Em seguida, recapitulou cada item da pauta do dia (vide slides).

 

4       Comissão de Combate à Fraude + Palestra Propaganda Enganosa

O coordenador da Comissão de Combate à Fraude e vice-presidente da Região Centro-Oeste, Rodrigo de Melo, da Plumatex, deu boas-vindas ao palestrante Dr. Rogério do escritório FG Advogados que passou a apresentar exemplos de propaganda enganosa no mercado de colchões, recomendando que as dúvidas que por ventura surjam quando da divulgação das peculiaridades do colchão sejam encaminhadas à Abicol para verificação, bem como, as eventuais consultas e ou denúncias com relação à propaganda abusiva ou enganosa.

4.1 Deliberações:

Os associados reafirmaram seu posicionamento no combate à propaganda enganosa e aprovaram o encaminhamento jurídico cabível aos abusos que venham a ser identificados no mercado.

 

5       Comissão de Sustentabilidade + Palestra Gestão Compartilhada de Coleta e Destinação de Colchões Pós Consumo – Dr. Fabrício Soler

O coordenador da Comissão de Sustentabilidade e vice-presidente do Conselho Superior, Luís Fernando Ferraz, da FA Colchões, relatou aos associados que a reunião ocorrida no Instituto Ambiental do Paraná foi satisfatória e reforçou a importância do estudo do ciclo de vida do colchão para os desdobramentos do programa de gestão compartilhada de coleta e destinação de colchões pós-consumo. Na sequência, passou a palavra ao Dr. Fabricio Soler que recapitulou as principais diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e confirmou que, em que pese os colchões estarem fora da lista dos principais itens obrigatórios de logística reversa, segundo a PNRS vigente, há uma tendência  entre as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente de vincularem a liberação de licenças ambientais a partir de critérios cada vez mais rigorosos, inclusive, podendo estabelecer algum tipo de vínculo com acordos setoriais de logística reversa.

5.1 Deliberações:

Os associados decidiram aguardar o resultado do estudo do ciclo de vida do colchão pós-consumo que está sendo elaborado em parceria com a Fundação Espaço Eco e com a Basf para então, por meio da Comissão de Sustentabilidade, tomar as providências cabíveis.

 

6       COMISSÃO NORMAS E CERTIFICAÇÕES Atualização de Normas ABNT e Uso do Selo e Marca do Inmetro

O coordenador da Comissão de Normas e Certificações e vice-presidente da Região Sul, Rogério Coelho, da Orbhes, informou que as reuniões do comitê de estudos de colchões ABNT + Abicol estão sendo realizadas a contento e que a previsão para a conclusão dos trabalhos é 31 de outubro de 2018. Rogério alertou os associados que os IPEMs estão fiscalizando o uso do selo de identificação da conformidade e o uso da marca do Inmetro. Lembrou que em todas divulgações de colchões sujeitos à certificação compulsória é necessário que sejam apresentadas de forma clara as informações contidas no selo de identificação da conformidade (vide slides).

6.1 Deliberações:

O coordenador autorizou a Abicol a compartilhar entre os associados que manifestarem interesse a carta que endereçou aos representantes comerciais dando conta da importância do cumprimento das Portarias Inmetro 274 de 13 de junho de 2014 e 333 de 28 de junho de 2012.

 

7       COMISSÃO COMUNICAÇÃO E MARKETING – ANÚNCIOS E LIVRO DA HISTÓRIA DOS COLCHÕES

O coordenador da Comissão de Comunicação e Marketing e vice-presidente da região Sudeste, João Flávio Nogueira Andrade, apresentou os anúncios da Abicol publicados na revista Móveis de Valor e Mobile Lojistas (vide slides), declarando que os planos para 2018, se aprovados pelos associados, focará as redes sociais, em especial o Instagram para que as publicações da Abicol conquistem um posicionamento mais moderno, interativo e dinâmico. Citou que está em andamento o projeto do livro “A História dos Colchões no Brasil”, obra a ser lançada no final de 2018.

7.1 Deliberações:

Os associados aprovaram as propostas apresentadas por João Flávio.

 

8       COMISSÃO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

O coordenador da Comissão de Legislação Tributária e primeiro vice-presidente, Fábio Maldonado, da CBP, informou aos associados que o laboratório do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas está em fase de conclusão do parecer sobre a elasticidade do box (sommie) para fins de comprovar a correta classificação de NCM. Apresentou que está no radar da comissão as questões de ICMS e do e-social, para os quais propôs a formação de um comitê com gestores e especialistas das áreas afins a esses temas (restrito a empresas associadas) O objetivo, de acordo com Fábio Maldonado é propiciar um ambiente de compartilhamento de conhecimento e estabelecimento de um padrão de boas práticas no setor.

8.1 Deliberações:

Os associados aprovaram as propostas apresentadas por Fábio Maldonado.

 

9       CONSELHO DE ÉTICA E DE ADMINISTRAÇÃO

O presidente Alexandre Prates Pereira apresentou a proposta de agenda de reuniões e eventos. Reforçou que no final de 2018 é tempo de homenagem aos notáveis industriais colchoeiros e de eleição da nova diretoria para o biênio 2019-2020 (vide slides). Reiterou que os trabalhos das comissões devem continuar e que é favorável ao aumento da participação dos associados em cada uma como forma de estabelecer-se a construção de um sistema forte, articulado e bem posicionado.

9.1 Deliberações:

Os associados aprovaram a cidade de Brasília como local para a realização d a próxima edição do Encontro Nacional das Indústrias de Colchões. Foram favoráveis à flexibilização da época da Convenção Anual de Associados da Abicol, podendo ser outubro ou novembro de 2018.

 

10     CONSELHO SUPERIOR

O presidente do Conselho Superior, Luciano Raduan Dias, da Luckspuma, apresentou ou saldo bancário da associação (vide slides) e destacou como os conselheiros do Conselho Superior podem acompanhar o movimento financeiro da associação. O presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira, declarou que as contas serão auditadas por auditores externos assim que o exercício for encerrado.

10.1 Deliberações:

Os associados concordaram com a contratação de auditoria externa.

 

11     encerramento

O presidente Alexandre Prates Pereira deixou aberta a palavra aos associados para que se manifestassem a respeito de questões que considerassem pertinentes. Em seguida, agradeceu a presença de todos e convidando para o almoço e para a reunião de planejamento estratégico, juntamente com os associados fornecedores, programada para o período da tarde. Às 12h34, declarou encerrada a reunião.

 

12     AGENDA – Próxima reunião

FEVEREIRO: 27 de fevereiro

AGENDA: http://www.abicol.org/agenda2018/