ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE COLCHÕES – ABICOL

CNPJ N° 14.897.871/0001-64

 

MEMÓRIA DE REUNIÃO

 

23 de fevereiro de 2016 – 10h00

Local: Hotel Boulevard, 234 – Av. São Luiz – Centro – São Paulo/SP

 

1       Participantes:

Conforme Lista de Presença.

 

  1. Link para acessar conteúdos apresentados:

Material apresentado na reunião

 

3       Proposta da Reforma Estatutária

O Presidente iniciou sua fala apresentando as propostas de atualização estatutária demonstrando a situação vigente e a situação proposta. Os itens foram debatidos e o consenso delineou a conclusão do item da pauta.

APROVADO:

  1. CONSELHOS: A direção da entidade para ser constituída por Conselho de Ética e Administração e Conselho Superior. Os cargos serão distribuídos da seguinte forma: CONSELHO DE ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO: Presidente, Vice-Presidente, Vice-Presidente da Região Centro-Oeste, Vice-Presidente da Região Nordeste, Vice-presidente Região Norte, Vice-presidente Região Sudeste, Vice-presidente Região Sul e Diretor Tesoureiro. CONSELHO SUPERIOR: Presidente, Vice-presidente e 06 (seis) Conselheiros. Os ex-presidentes do Conselho de Ética e Administração
  2. O primeiro vice-presidente do Conselho de Ética e Administração assumirá o cargo de presidente na gestão subsequente.

 

III.CATEGORIAS DE ASSOCIADOS: A ABICOL passa a ter a agregar as seguintes categorias: ASSOCIADOS INICIANTES: Empresas fabricantes de colchões interessadas em associar-se efetivamente à ABICOL. Devem comprovar à Associação, no período de até 12 (doze) meses, o exercício de sua atividade dentro dos padrões exigidos pela ABICOL. Podem participar de todas as reuniões e assembleias da Associação, não são elegíveis aos cargos previstos no Estatuto Social. Depois de decorridos 12 (doze) meses de filiação, caso esteja devidamente comprovado o exercício de atividade dentro dos padrões exigidos pela ABICOL passam para a categoria de Associados Efetivos. ASSOCIADOS COLABORADORES: Fornecedores diretos de produtos utilizados na fabricação de colchões. Podem participar de todas as reuniões abertas da ABICOL. Podem sugerir temas para palestras, pleitear espaços de exposição de produtos e serviços em eventos da ABICOL. Não tem direito a voto e não podem concorrer a cargos eletivos na entidade.

 

III. CONTRIBUIÇÕES ASSOCIATIVAS: O valor da contribuição associativa para a categoria “associados iniciantes”, enquanto estiver nessa condição, corresponderá a 2/3 (dois terços) do valor estabelecido para associados efetivos. O valor da contribuição associativa para associados colaboradores será igual ao valor da contribuição associativa de associado efetivo.

 

4       Regimento Interno e Código de Ética:

O presidente iniciou o item da pauta reiterando a importância que registros das normas internas devem ser cuidadosamente formulados e assimilados por todos os integrantes do quadro associativo da ABICOL, por meio de Regimento Interno e Código de Ética. Salientou que a análise dos temas propostos é de extrema importância para a elaboração dos documentos.

APROVADO:

  1. TEMAS PRINCIPAIS: O regimento interno e o código de ética devem esclarecer, no qual for aplicável, os seguintes temas: Uso do Selo da ABICOL, Acesso às mídias sociais, Denúncias, Alertas de Conduta, Suspensão de Associado, Exclusão de Associado, Participação nas comissões permanentes, Provisão de despesas das comissões entre outros.

 

  1. FLUXO DE APROVAÇÃO: OS textos serão enviados por email aos associados, sendo que suas considerações serão compiladas para então compor o texto final a ser aprovado na próxima assembleia.

 

5       Eleição de Diretoria, Gestão Biênio 2016-2018:

Eleita por aclamação, a seguinte chapa de diretoria:

 

CONSELHO DE ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO:

  • Presidente: Sr. LUÍS FERNANDO W. FERRAZ, FA Colchões
  • 1° Vice-Presidente: Alexandre Prates Pereira, da Orthocrin Indústria e Comércio Ltda
  • Vice-Presidente Região Centro-Oeste: Rodrigo Miguel de Melo, da Plumatex Colchões Industrial Ltda
  • Vice-Presidente Região Norte: Sr. Júlio Dias Sobrinho, da Colchões Ortobom
  • Vice-Presidente Região Nordeste: Sr. Fernando Torres Ferreira, Espumas Guararapes Ltda
  • Vice-Presidente Região Sudeste: Sr. Fabio Luís Maldonado, da CBP Indústria Brasileira de Poliuretanos Ltda
  • Vice-Presidente Sul: Rogério Soares Coelho, da Orbhes Espumas e Colchões Ltda
  • Diretor Tesoureiro: João Stockmanns, da Madeireira Herval Ltda

CONSELHO SUPERIOR:

  • Presidente: Sr. Luciano Raduan Dias, da Luckspuma Indústria e Comércio Ltda
  • Vice-Presidente: Sr. Felix Fernando Raposo, Socimol Indústria de Colchões e Móveis Ltda
  • Conselheiro: Sr. Eduardo Passalacqua, da Passalacqua Colchões Ltda
  • Conselheiro: Sr. Felipe de Araújo Pinho Mendonça, da Reconflex Ind. e Com. De Colchões Ltda
  • Conselheiro: Sr. José Flávio dos Santos Neto, da Americanflex Indústrias Reunidas Ltda
  • Conselheiro: Sr. Jefferson Oswaldo Denardi, da Ecoflex Fábrica de Espumas e Colchões Ltda
  • Conselheiro: Gilberto Antonio Manteiga, da MGA Industria Moveleira LTDA
  • Conselheiro: Sr. João Flávio Nogueira Andrade, da Nogueira Andrade Indústria e Com. Ltda.

Excepcionalmente, a primeira composição do quadro diretivo da associação a partir da atualização estatutária, terá o seu mandato findo em dezembro de 2016.

 

6       Atualização dos trabalhos das Comissões Permanentes e dos Grupos de Trabalho

O presidente, ao declarar a diferença entre comissões permanentes (demanda permanente, seu desenvolvimento e evolução é o objetivo) e grupos de trabalho (demanda temporária, sua implantação ou resolução é o objetivo) apresentou a atualização de cada uma e suas respectivas demandas para análise da assembleia.

 

APROVADO:

  1. COMISSÃO PERMANENTE PARA ASSUNTOS DE NORMAS E CERTIFICAÇÃO: Coordenada por Rogério Coelho da Orbhes, a comissão realizará o II Encontro Nacional com OCPs e Laboratórios acreditados pelo Inmetro com escopo em colchões. O objetivo do evento é afinar o entendimento sobre os principais itens estabelecidos na Portaria INMETRO n. 52 que aprova o Regulamento Técnico da Qualidade para Colchões de Molas. Data dia 22 de março, no Rio de Janeiro.

 

  1. COMISSÃO PERMANENTE PARA ASSUNTOS DE LEGISLAÇAO TRIBUTÁRIA: Coordenada por Fabio Maldonado da CBP, a comissão suprirá os demais associados com atualizações periódicas sobre Legislação Tributária, por meio de informativos e publicações no site da Abicol.

 

III. COMISSÃO PERMANENTE PARA COMBATE A FRAUDE: Coordenada por Rodrigo de Melo, da Plumatex, a comissão apoiará as ações de combate à fraude a serem realizadas pelo INARF – Instituto Nacional de Repressão à Fraude na medida que for munida de evidências registradas via canal de denúncias. A comissão finalizará o plano de implantação do convênio com o Inmetro denominado: Programa de Verificação de Conformidade – Agente Externo.

 

  1. I COMISSÃO PERMANENTE PARA ASSUNTOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: Coordenada por Alexandre Prates Pereira, a comissão será responsável pelo jornal “Universo Abicol”, com periodicidade trimestral, a ser distribuído, via empresa associada, aos clientes do mercado de colchões. A comissão monitorará as mídias sociais e o site da ABICOL. Será realizado, no mês de maio de 2016, o II Encontro Brasileiro da Indústria de Colchões no Rio de Janeiro, cujo tema principal será palestra de especialista conceituado em economia e planejamento tributário.

 

  1. COMISSÃO PERMANENTE DE INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL: Coordenada por Guilherme Koury, da CBP a comissão iniciará seus trabalhos com a articulação para viabilização de projetos de cooperação entre a Ispa e a Abicol.

 

VI – COMISSÃO PERMANENTE PARA ASSUNTOS DE LOGISTICA REVERSA: Coordenada por Luís Fernando Ferraz, da FA Colchões, a comissão dedicará esforços para conduzir as tratativas com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná e participará da reunião no dia 29 de fevereiro de 2016. O cronograma de ações e a linha do tempo sobre o tema deverá ser compartilhado periodicamente com os associados.

 

VII – GRUPO DE TRABALHO ASSUNTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO (NR 12): Coordenado por José Flávio dos Santos Neto, da Americanflex, o GT realizará um treinamento técnico para colaboradores das empresas associadas que atuem nas áreas SESMT e Gestão da Qualidade, com objetivo da implantação da NR-12 de forma mais simples possível e discutir com os associados e seus colaboradores tecnicamente, porém de forma resumida, os mecanismos e procedimentos mais indicados para atender a NR-12 nos equipamentos mecânicos e eletromecânicos do nosso seguimento. Será incluído o tema “combate contra o incêndios”.  O treinamento será realizado no dia 29 de março em São Paulo.

 

VII – GRUPO DE TRABALHO ASSISTÊNCIA TÉCNICA COMPARTILHADA: Coordenada por José Alberto Luz da Socimol, o GT implantará o projeto Assistência Técnica Compartilhada com o credenciamento de empresas habilitadas e reconhecidas mediante cumprimento dos quesitos estabelecidos pela ABICOL. Os detalhes do projeto serão enviados por email.

 

  1. Fechamento Contábil e Prestação de Contas

Ao encerrar a apresentação das Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho, o Presidente passou a palavra ao Conselho Fiscal que discorreram sobre o fechamento contábil e prestação de contas da entidade. O Conselho informou que recebe os movimentos contábeis e o controle de contribuições associativas sistematicamente, propiciando uma adequada análise do fluxo das contas da associação. Informou que houve o superávit no exercício de 2015 (R$ 27.869,12). Observou que os recursos foram bem aplicados, destacadamente em desenvolvimento para o quadro associativo via eventos com Inmetro, OCPs e IPEMs, além de investimento em ações como Encontro Nacional de Fabricantes de Colchões e o Encontro de Notáveis Colchoeiros. Quanto às despesas relacionadas à assessoria jurídica, o conselho avaliou que seria salutar reavaliar as condições contratuais por entender que é possível que se encontrem propostas ainda mais viáveis no mercado.

APROVADO:

ASSESSORIA JURÍDICA: A plenária autorizou a reavaliação do contrato com o Escritório Honda Estevão e a busca por propostas mais viáveis em escritórios reconhecidamente aptos a atender a demanda da ABICOL.

 

8       AGENDA

Março: dia18 Dia Mundial do Sono,

dia22 – Reunião com OCPs no RJ

             dia29  Reunião sobre NR 12 e Combate contra Incêndios em SP.

Junho: dias 02 e 03 ncontro Brasileiro da Industria de Colchões, no RJ.

Agosto: dia23 –  Reunião da Abicol, em SP

Novembro: em data a defini (dois dias) – Encontro de Notáveis em Campinas