2017/01 Assembleia Associados Fabricantes

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE COLCHÕES – ABICOL

CNPJ N° 14.897.871/0001-64

 

MEMÓRIA DE REUNIÃO

07 de março de 2017 – 09h00

Local: Hotel Boulevard, 234 – Av. São Luiz – Centro – São Paulo/SP

 

1       Participantes:

Conforme Lista de Presença.

  1. Link para acessar conteúdos apresentados:

Material apresentado na reunião

Fotos da reunião

 

3       Palestra – Nomenclatura Comum do Mercosul para Box

O presidente da Comissão de Legislação Tributária, Fábio Maldonado (da CBP) abriu a palestra do escritório GOMES & HOFFMANN, BELLUCCI, PIVA ADVOGADOS que apresentou o estudo sobre a NOMENCLATURA COMUM DO MERCOSUL PARA BOX no qual conclui que a posição 9404.10 é a mais  adequada para o produto em análise em razão da própria evolução do texto (que, ao longo dos últimos anos, vem ‘suprimindo’ discretamente o termo “elástico”; porque o produto é um suporte colchão, observando que a tradução usa o termo “suporte para cama” quando deveria usar “suporte para colchão”; sendo “suporte para colchão”, é considerado uma parte da cama, mas não se confunde com ela e as regras do SH determinam que as partes dos produtos da posição 9404 apresentados isoladamente, permanecem ali classificados, mesmo que sejam parte de móveis da posição 9403 (camas de madeira de quartos para dormir); o produto preenche a característica “elástica” pela espuma ou mesmo pela própria flexibilidade da madeira (ainda que reduzida); o produto se enquadra no conceito de somiê, conforme uso na França. Recomendou ainda que, em função do histórico de interpretações diversas, que os fabricantes do produtos box atentem-se para a descrição do produto de forma a expressá-la com as reais características do mesmo e assim evitar dúvidas acerca da classificação.

APROVADO:

  1. Envio de descrições utilizadas para a Abicol: Para que a descrição do produto box esteja apresentada de forma completa em relação as características do produto, conforme recomendou o escritório especializado, os associados interessados em receber uma análise do texto que utiliza para descrição do produto deverão enviá-lo para a Abicol ([email protected]) até o dia 30 de março de 2017.
  2. Assistência: a Abicol prestará apoio especializado aos associados nas eventuais ocorrências que surgirem sobre a questão.

 

4       Comissão de Combate à Fraude – Denúncias e Ações de Verificação da Conformidade

O presidente da Comissão de Combate à Fraude, Rodrigo de Melo (da PLUMATEX) apresentou o status do PVC – Programa de Verificação da Conformidade desenvolvido pelo Inmetro em parceria com a Abicol, pelo qual mais de 70 (setenta) fábricas de colchões serão fiscalizadas e quase 300 (trezentos) modelos de colchão serão coletados e submetidos aos ensaios de densidade e teor de cinzas. Rodrigo ressaltou a importância do registro ou manifestação de informações sobre produtos ou condutas irregulares no mercado de colchões e apresentou os itens da Lei LEI o 9.933 de 20 de dezembro de 1999 que determina os valores das multas para empresas envolvidas com a fabricação e ou comercialização de produtos não-conformes.

APROVADO:

  1. Dar continuidade ao PVC e estimular o registro de denúncias de irregularidades no mercado de colchões seja via ABICOL ou via canais de denúncias dos órgãos oficiais de fiscalização.

 

5       Comissão de Normas e Certificações – Cenário da Certificação de Colchões de Molas:

O presidente da Comissão de Normas e Certificações, Rogério Coelho (da ORBHES) apresentou o cenário atual da certificação de colchões de molas no qual das 11 (onze) Empresas que já obtiveram certificação pela Portaria Inmetro 52 para Colchões de Molas, 06 (seis) são associadas da Abicol. Rogério repassou os itens que mais foram motivos de dúvida na interpretação do RAC e do RTQ e encerrou salientando que as indústrias que produzem colchões de molas têm até o dia 01 de agosto de 2017 para obter o selo de certificação de conformidade do Inmetro, sob pena de serem impedidos de comercializar os seus produtos.

APROVADO:

  1. Não houve necessidade de deliberação para este item da pauta.

 

6       Comissão de Sustentabilidade – Logística Reversa de Colchões

O presidente da Comissão de Sustentabilidade, Luís Fernando Ferraz (da FA) informou aos associados que serão iniciados os trabalhos para o desenvolvimento do estudo sobre o ciclo de vida do colchão pós uso, em parceria com a Basf, que tem como objetivos i) envolver a cadeia de valor para identificar soluções em parcerias; ii) internalizar os conhecimentos em Avaliação do Ciclo de Vida na ABICOL; iii) comprovar tecnicamente e numericamente o ciclo de vida do colchão subsidiando de informações a comissão de Sustentabilidade da ABICOL para contribuir na tomada de decisão sobre o tema gestão compartilhada de coleta e destinação de colchões pós consumo humano.

APROVADO:

  1. Não houve necessidade de deliberação para este item da pauta.

 

7       Comissão Integração e Transparência – Painel de Indicadores

O presidente da Comissão de Integração e Transparência, Mateos Dias (da ORTOBOM) apresentou aos associados uma proposta de indicadores para compor o painel de indicadores do setor, cujos números serão coletados junto à fontes oficiais públicas e aos fabricantes de colchões. O presidente da Comissão salientou que o Painel de Indicadores foi idealizado para se obter uma fotografia do setor colchoeiro e possibilitar análises que contribuam na elaboração de estratégias. Fazem parte do painel proposto: 1. Número de estabelecimentos de fabricação de colchões, por região e número de empregados; 2. Consumo de insumos (espuma, molas, madeira e tecido); 3. Volume de produção (colchões de molas, espumas e cama-box); 4. Volume de vendas (mercado nacional e internacional); 5. Principais países consumidores de colchões brasileiros; 6. Preço Médio de Colchão (modelo específico, dez 2015 – dez 2016); 7. Evolução do Preço Médio 2016); 8. Receita em valores brutos (2016); 9. Evolução da Receita 2014 – 2016; 10. Evolução da Carteira de Clientes 2014 – 2016; 11. Evolução do Reaproveitamento de resíduos 2014-2016; 12. Evolução de Vendas Diretas On-Line; 13. Número de Lojas (marca própria / franquia); 14. Número de Plantas (próprias e alugadas); 15. Número de Veículos para Transporte da Produção (frota própria); 16. Prazo de Garantia (maior prazo concedido); 17. Sistema de Assistência Técnica Especializada. Mateos também comunicou que está em andamento o projeto de contratação de empresa de auditoria para validação das contas da Abicol do ano de 2017.

APROVADO:

  1. Inclusão da evolução do quadro de colaboradores no painel proposto pela comissão.

 

8       Comissão de Comunicação e Marketing – Dia Mundial do Sono

O integrante da Comissão de Comissão de Comunicação e Marketing, José Flávio Nogueira Andrade (da LIDER) comunicou que neste ano, a Abicol aderiu à campanha Dia Mundial do Sono, comemorado no dia 17 de março de 2017 fazendo circular materiais sobre o tema e registrando as ações realizadas pelos associados interessados no banco mundial de ações alusivas ao dia do sono, administrado pela Sociedade Mundial do Sono e que tem como slogan “Sonhos que nutrem a vida”. Seguindo para a segunda parte da sua apresentação, José Flávio confirmou que o foco das ações da comissão de comunicação e marketing é o lojista e que a referência utilizada será “Se está na Abicol, pode confiar”.

APROVADO:

  1. Realização de ação nas redes sociais a ser compartilhada por todas as empresas associadas.

 

9       outros assuntos

O presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira (da Orthocrin) apresentou a movimentação financeira e o status do orçamento da associação por comissão e grupo de trabalho, informando que o saldo da conta bancária da entidade o valor de R$ R$ 784.449,06 (em 05 de março de 2017).

Apresentou o calendário de reuniões e eventos da entidade, aprovado em Assembleia realizada em novembro de 2016.

Sobre o Encontro Brasileiro da Indústria de Colchões que será realizado em 23 de junho de 2017, no Rio de Janeiro, o presidente ressaltou que um dos grandes desafios é encontrar temas e palestrantes que chamem atenção do setor e que resultem em expressiva participação de fabricantes, fornecedores, lojistas e demais personalidades importantes para o universo colchoeiro.

APROVADO:

  1. O adiamento FÓRUM COMBATE A FRAUDE (Associados, Inmetro, Ipems e Procons) que havia sido programado para o dia 25 de Abril, por conta de que o Programa de Verificação da Conformidade não estar concluído pelo Inmetro até tal data.
  2. Sugestões de temas para o Encontro Brasileiro da Indústria de Colchões: Ética // Fusões e Aquisições // Tendências do Varejo: Como será o Varejo nos próximos 10 anos? // Destaque Fornecedor Associado // Mercado Internacional Comércio Eletrônico.

 

8       AGENDA


MAIO

em São Paulo – SP, das 9h às 15h.

23 de Maio, terça-feira FÓRUM SEGURANÇA OCUPACIONAL E PREVENÇÃO DE SINISTROS (Associados e Gestores da Qualidade e ou de SESMT das associadas)

JUNHO

22 de junho, quinta-feira, Assembleia Associados Fabricantes, em Rio de Janeiro – RJ, das 14h às 17h.

23 de junho, sexta-feira, Encontro Brasileiro da Indústria de Colchões, em Rio de Janeiro – RJ, das 9h às 16h.

JULHO

25 de Julho, terça-feira FÓRUM NORMAS E CERTIFICAÇÕES (Associados, Inmetro, OCPs, Laboratórios e ABNT Normas), local e horário a definir.

AGOSTO

22 de Agosto, terça-feira FÓRUM ECONOMIA CIRCULAR (Associados, especialistas e gestores das áreas de qualidade e desenvolvimento de novos produtos), local e horário a definir.

SETEMBRO

19 de Setembro, terça-feira– Assembleia Associados Fabricantes, em São Paulo – SP, das 10h às 13h.

OUTUBRO

Não há reunião prevista.

NOVEMBRO

23 de Novembro –  Reunião Plano de Ações Estratégicas para o ano de 2018, em São Paulo -SP, local e horário a definir.

DEZEMBRO

Não há reunião prevista.