A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) participou da Interzum 2025, uma das mais importantes feiras comerciais do mundo voltadas à produção de móveis e design de interiores. O evento foi realizado de 20 a 23 de maio, na cidade de Colônia, na Alemanha, e reuniu empresas e especialistas do setor de diversos países.
A Abicol acompanhou uma delegação de empresários brasileiros do setor colchoeiro, que foram assistidos pela entidade durante toda a programação da feira. A presença no evento faz parte da estratégia de internacionalização e atualização tecnológica das indústrias brasileiras do segmento.
Como parte das ações institucionais promovidas durante a Interzum, a Abicol convidou o Setor de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada do Brasil em Berlim para visitar a feira. Atendendo ao convite, Maria Eduarda Reinheimer Moraes, representante da embaixada, acompanhou as atividades e concedeu uma entrevista exclusiva, reforçando a importância do alinhamento entre o setor produtivo e as representações brasileiras no exterior.

Abicol: Qual é o papel do SECOM ao acompanhar a delegação da ABICOL durante a Interzum 2025?
Maria Eduarda: O Setor de Promoção Comercial e de Investimentos (SECOM) da Embaixada do Brasil em Berlim busca prestar apoio institucional e estratégico à delegação da ABICOL, procurando promover a imagem do setor industrial brasileiro junto ao público alemão, identificando oportunidades de negócios no mercado da Alemanha e fortalecendo a presença de empresas brasileiras neste país.
Abicol: Qual é a importância da participação de empresas brasileiras em feiras internacionais na Alemanha, como a Interzum?
Maria Eduarda: A participação em feiras internacionais como a Interzum é fundamental para a inserção competitiva das empresas brasileiras no mercado internacional. A feira oferece visibilidade, acesso a inovações tecnológicas, contatos qualificados e potencial para consolidação de parcerias comerciais com interlocutores de todo o mundo. A Interzum pode ser vista, assim, como uma verdadeira plataforma de negócios e inovação, reunindo milhares de empresas de todo o mundo, e representa uma verdadeira vitrine para empresas que tencionam entrar ou se consolidar no mercado europeu.
Abicol: Quais oportunidades de negócios ou parcerias podem ser identificadas durante a Interzum para o setor brasileiro de colchões?
Maria Eduarda: A Interzum de 2025 atraiu mais de 1600 empresas internacionais, de 57 países, e foi visitada por cerca de 60.000 pessoas, tendo por eixo a apresentação de soluções circulares, baseadas em sustentabilidade. Foi possível observar na feira uma clara demanda dos participantes por produtos e tendências que possam contribuir para a preservação de recursos naturais e também por formas de produção sustentáveis, áreas nas quais o Brasil possui potenciais e credenciais sólidas que devem ser aproveitadas pela nossa indústria.
Abicol: Quais oportunidades de negócios as indústrias brasileiras podem estabelecer com a Alemanha?
Maria Eduarda: O mercado alemão é consolidado e exigente, que oferece espaços para produtos produzidos de forma sustentável. A Alemanha oferece também oportunidades para obtenção de conhecimentos e tecnologias, que podem refletir-se de forma positiva nas cadeias produtivas brasileiras.
Abicol: E como a embaixada brasileira avalia as relações comerciais entre Brasil e Alemanha e, na sua visão, quais são os principais desafios e oportunidades para o fortalecimento dessas relações?
Maria Eduarda: O relacionamento econômico entre Brasil e Alemanha é sólido e maduro, sustentado por décadas de cooperação, investimentos e comércio bilateral. Hoje, cerca de 1.200 empresas alemãs atuam no Brasil, e diversas brasileiras estão desbravando o mercado alemão. O principal desafio brasileiro é a ampliação da pauta exportadora de produtos de maior valor agregado. Esperamos que a aprovação do acordo entre o MERCOSUL e a União Europeia, nos futuro próximo, e a implementação de alguns programas voltados para maior entrelaçamento de pequenas e médias empresas no Brasil e na Alemanha possam ajudar a intensificar a robusta relação econômica bilateral.
Abicol: O SECOM oferece algum tipo de suporte estratégico ou institucional para empresas brasileiras interessadas em negócios com a Alemanha ou com outros países europeus?
Maria Eduarda: O SECOM da Embaixada do Brasil em Berlim atua como ponto de apoio para empresas brasileiras, oferecendo informações de mercado, orientação sobre ambiente regulatório, articulação com potenciais parceiros locais e promoção de eventos e iniciativas voltadas à internacionalização e expansão comercial no mercado europeu.
Vol. 11 – Edição 042 – 04/06/2025