Informe Abicol 033 – Abicol lidera nova fase do programa de prevenção de incêndios


A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) está atualizando seu programa de certificação voltado à prevenção de incêndios em indústrias de colchões e espumas. A iniciativa visa fortalecer a cultura de segurança no setor, promovendo boas práticas entre empresas associadas e não associadas. 

Para as indústrias, o programa tem como objetivo garantir um ambiente de trabalho ainda mais seguro, promover a responsabilidade com a comunidade do entorno, ampliar a proteção patrimonial e assegurar a retomada rápida das operações em caso de eventual sinistro. No âmbito setorial, a certificação contribui para a sustentabilidade do setor no mercado e gera benefícios diretos para toda a cadeia produtiva, com destaque para o fortalecimento da reputação. 

O ganho reputacional trará um benefício adicional: à medida que o número de fábricas certificadas crescer, o setor colchoeiro reforçará seu compromisso com a segurança, o que, no longo prazo, pode representar uma vantagem nas negociações com seguradoras e resseguradoras, aumentando as chances de acesso a seguros mais acessíveis. 

Especialistas envolvidos no projeto destacam que muitas das ações preventivas são simples, de baixo custo ou até mesmo livre de custos. Ricardo Garrido, do Grupo Assurê — empresa que colabora com a Abicol na construção do programa — reforça que grande parte dos riscos pode ser evitada com atitudes básicas. Já Sérgio Ricardo M. Souza, também do Grupo Assurê, observa que mudanças na rotina produtiva podem, além de prevenir sinistros, trazer ganhos de produtividade e redução de custos. “Há ações preventivas que não exigem investimento algum e evitam perdas milionárias”, ressalta. 

Além da proteção à vida, o programa tem como foco a preservação do patrimônio e a promoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. As ações já estão em andamento, e o cronograma final será divulgado em breve. 

A nova versão do programa prevê: 

  • Auditoria externa para certificação: a emissão do certificado será feita por agentes externos, como Organismos de Certificação de Produto (OCPs) credenciados, auditores de ISO habilitados especificamente para o programa, além de auditores independentes. 
  • Formação de auditores: será realizada a capacitação de agentes externos e de colaboradores internos das fábricas. Por meio de parceria, o treinamento será ministrado por técnicos do Grupo Assurê, e a titulação será emitida pelo Instituto Impulso, em parceria com a Abicol. Para facilitar a implementação, será incluída a participação de auditores que já atuam nas fábricas em outras certificações, como as de colchões ou de sistemas de gestão da qualidade. Quanto aos custos da formação coletiva inicial, estes serão cobertos pela Abicol; ou seja, os participantes não pagarão pela formação. 
  • Ampliação da adesão: o programa busca envolver o maior número possível de empresas do setor, associadas ou não associadas à Abicol, para que os benefícios sejam estendidos a toda a cadeia produtiva. 

Etapas de estruturação do programa  

O programa será desenvolvido em fases, e embora o cronograma final ainda esteja em definição, algumas etapas já foram iniciadas. A próxima é a elaboração do Questionário de Avaliação de Riscos (QAR), ferramenta que irá: 

  • Levantar informações sobre segurança e processos operacionais nas fábricas; 
  • Servir como guia para identificação de riscos e vulnerabilidades; 
  • Atribuir notas que poderão embasar decisões e ações de resposta para proteção do patrimônio, das pessoas e das responsabilidades. 

Na sequência, terá início a fase de entrevistas para preenchimento do QAR, com reuniões online com representantes indicados pelas empresas para auxiliá-los no correto preenchimento do formulário. As respostas serão analisadas pela equipe técnica do Grupo Assurê. 

Paralelamente, será realizada a formação de auditores internos e agentes certificadores, com participação aberta a empresas associadas e não associadas. O treinamento irá capacitar os profissionais responsáveis pela etapa de Auditoria Baseada em Riscos, cujo objetivo é validar in loco as informações prestadas no QAR. A carga horária será de 12 horas-aula. Em breve, a Abicol divulgará as orientações para participação na formação.

Acesse a apresentação com as etapas de desenvolvimento da Certificação de Boas Práticas na Prevenção de Incêndio   



Vol. 11 – Edição 033 – 22/04/2025