Neste mês em que a Abicol  Associação Brasileira da Indústria de Colchões completa seus 8 anos, gostaríamos de dirigir-nos à população brasileira que tanto merece um repouso reparador em um colchão confiável. A razão de existir da associação fará ainda mais sentido quando a maior parte dos consumidores reconhecerem em nossa entidade o apoio certo quando da escolha de colchão.

MISSÃO: Todos nós, associados da Abicol, continuamos empenhados, atuando para o fortalecimento contínuo do setor colchoeiro nacional e somando forças no combate às práticas ilegais e concorrência desleal.

PROPÓSITO: Nosso maior objetivo é fazer com que as fábricas de colchões estabelecidas no Brasil sejam reconhecidas como modelo de respeito e de confiança. Almejamos um mercado que tenha espaço apenas para fabricantes idôneos, capazes de corresponder às exigências legais, sociais e de consumo.

CONFORMIDADE: Nosso principal desafio é proteger o consumidor das marcas que insistem em

trabalhar à margem das normas e regulamentos. É obrigatório: colchão de mola e de espuma no Brasil tem que ter Selo de Identificação da Conformidade. Se o colchão não estiver com o Selo, desconfie, pesquise mais.

RESPONSABILIDADE: Nossa luta também é pela responsabilidade fiscal. Não podemos admitir que a

sonegação fiscal aconteça em nenhum nível. O consumidor precisa exija nota fiscal ao adquirir seu colchão. Afinal, é seu direito. A nota fiscal é o documento que melhor representa a transação de compra e venda, é com ela que o consumidor poderá acessar seus direitos e eventuais garantias comerciais como assistências e trocas. Se a loja ou a indústria vender sem nota, não aceite. Sonegação fiscal é crime e o consumidor não merece ser induzido a compactuar com isso.

DIREITOS E DEVERES: Precisamos fazer chegar aos órgãos competentes de regulação e fiscalização as irregularidades que se presencia ou que se tem conhecimento no mercado de colchão. A denúncia é uma arma poderosa. Denuncie empresas que adotam práticas irregulares e estabelecimentos que prometem vantagens extraordinárias sem prova formal.

RECOMPENSA POR MÉRITO: Prestigie, faça negócios com as fábricas que trabalham de maneira correta, que cumprem seus compromissos e seus deveres, que respeitam as regras e o consumidor. Assim todos ganham. Juntos podemos proteger com mais efetividade as indústrias sérias e fazer valer de forma plena os direitos dos consumidores do Brasil inteiro.

Por fim,convocamos os consumidores:

Digam não ao colchão sem selo, digam não ao colchão sem nota fiscal

Avante!!!

ALEXANDRE PRATES PEREIRA

Presidente