Os ácaros são pequenos aracnídeos que não vemos a olho nu, mas que estão escondidos em nossa casa. Eles procuram ambientes nos quais têm abrigo e alimento garantido, como tapetes, colchões e travesseiros. Isso porque os ácaros se alimentam de matéria orgânica de animais, vegetais e fungos e pele morta, cabelos e restos de alimentos são alguns dos preferidos desses animais.

Eles são prejudiciais a nossa saúde e podem causar alergias graves, principalmente em crianças e adultos com baixa imunidade. No entanto, acabar com esses animais é uma tarefa árdua e difícil, já que é necessário fazer com que o estoque de alimentos seja drasticamente eliminado.

Para que isso seja possível, selecionamos 5 dicas importantes para te ajudar a acabar com os ácaros.

Mantenha os ambientes abertos e elimine o pó

Ácaros adoram locais quentes, ao manter portas e janelas abertas você consegue diminuir a temperatura do ambiente, fazendo com que ele não fique tão convidativo para os animais. O importante é também que você elimine o pó, já que ele é o alimento preferido desses aracnídeos.

O ideal é que você uma vez na semana bata também os pós de colchões, travesseiros, cortinas, tapetes e almofadas. No aspirador você pode utilizar um filtro hepa, que captura as micropartículas alergênicas e também todo o pó.

De olho onde você dorme

Colchões e travesseiros são os locais preferidos desses animais. Isso porque eles estão sempre quentinhos e arrumados e com cabelos e pele morta, que trocamos durante a noite. O ideal é que você escolha modelos que já têm proteção aos aracnídeos.

Agora, se você quer proteger os itens que já tem em casa, use capas protetoras que contêm um tratamento específico para acabar com esses animais, o antimicrobiano.

Limpe colchões e travesseiros pelo menos uma vez ao ano

O ideal é que você faça uma limpeza periódica nesses locais e que mantenha seus colchões sempre dentro do prazo de validade.

As cortinas merecem também atenção especial, assim como os tapetes. Durante a semana use apenas o aspirador de pó para limpar colchões, tapetes e cortinas.

Roupa de cama: troque sempre

Lençóis e fronhas devem ser trocados pelo menos uma vez na semana e ainda com mais frequência durante a primavera e verão.

Esterilizadores e Desumidificadores de ar

Nada como um ambiente limpo e fresco. O desumidificador de ar consegue deixar os ambientes abaixo dos 50 graus e com menos de 50% de umidade de ar. Já os esterilizadores retiram os ácaros do ambiente.