A reunião de Associados da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) sobre a o status da publicação de normas complementares do Inmetro vinculadas à certificação compulsória de colchões e o protocolo de registro de colchões classificados como produtos para saúde junto à Anvisa, realizada na última sexta-feira (29), em Brasília, cumpriu seu objetivo.

Segundo o presidente da Abicol, Alexandre Prates Pereira, “o setor colchoeiro é participativo, bem informado e atento às regulamentações. O reflexo dessa força dos colchoeiros, que também se destaca através da Abicol, é comprovada, por exemplo, com a ilustre presença do presidente do Inmetro, Dr. Carlos Augusto de Azevedo na nossa reunião. Em ocasiões como essa, os associados podem dialogar diretamente como os órgãos regulamentadores e de fiscalização, sempre no sentido da implementação de melhorias nos processos.”

A reunião dos associados da Abicol contou também com a presença, além do presidente do Inmetro, Dr. Carlos Augusto de Azevedo, de Cristiane S. Sampaio – Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade – Inmetro, Leidy Anne Alves Teixeira – da Gerência de Tecnologia em Equipamentos – GQUIP da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e Randerson Leal – diretor-geral do Ibametro.

 

Alexandre, destacou que  a presença de órgãos tão importantes no evento de associados foi motivada pelos seguintes fatores:

  1. A instalação do primeiro Laboratório de Colchões dentro de um órgão delegado, no caso, nas dependências do IBAMETRO, que servirá de referência à região Norte/Nordeste, O objetivo é tirar de circulação do mercado produtos irregulares.
  1. A proposta de realização de mais uma edição do Programa de Verificação da Conformidade de Colchões, desta vez com planejamento regional.
  1. A iminência da publicação da consulta pública das portarias complementares relativas às normas de colchões de espumas e de molas
  1. Protocolos da Anvisa aplicados aos colchões com propriedades terapêuticas
Randerson Leal, João Flávio Nogueira Andrade, Cristiane Sampaio, Luiz Fernando Ferraz, Rodrigo de Melo, Carlos Augusto de Azevedo, Rogério Coelho, Alexandre Prates Pereira e Luciano Raduan Dias

Randerson Leal, João Flávio Nogueira Andrade, Cristiane Sampaio, Luiz Fernando Ferraz, Rodrigo de Melo, Carlos Augusto de Azevedo, Rogério Coelho, Alexandre Prates Pereira e Luciano Raduan Dias

Papel da Associação

A ABICOL é a mais representativa associação do setor colchoeiro no Brasil, cuja formação foi motivada pelo reconhecimento do mercado em agregar os seus players, sobretudo os fabricantes do setor, em busca do desenvolvimento e fortalecimento das relações com órgãos governamentais, em especial os regulatórios.

O estímulo a adoção de práticas de integridade, sustentáveis e sobretudo de transparência ética, são marcas de atuação da ABICOL

Em razão da sua forte abrangência no setor de colchões, a ABICOL tem um papel importante de contribuição com o amadurecimento e desenvolvimento do mercado, também representado pela defesa da lealdade concorrencial, bem como de práticas que fomentem o crescimento inovador do setor e, especialmente, aquelas voltadas a assegurar a segurança dos consumidores de colchões. Nesse sentido, a missão da ABICOL tem como norte propiciar um ambiente institucional que estimule o desenvolvimento dos negócios, a ampliação do acesso da população aos bons hábitos para dormir bem, a busca por ações sustentáveis, além de contribuir para o cumprimento integral da legislação pela indústria de colchões, contribuindo com a saúde e melhoria de qualidade de vida da população brasileira.

Por esses motivos, são promovidas e amplamente divulgadas reuniões entre seus associados, de modo a permitir a interação, troca de experiências e, sobretudo, o aprimoramento do setor, sendo um importante canal onde ricos debates são experimentados, cujo conteúdo abrange assuntos importantíssimos, como por exemplo a atuação dos órgãos fiscalizadores

Assim, a atuação da ABICOL é pautada exclusivamente considerando a sadia relação concorrencial entre as empresas associadas, o que permite a implementação de melhorias no ramo colchoeiro, beneficiando sempre o consumidor final.

whatsapp-image-2018-06-29-at-15-30-13-1

whatsapp-image-2018-06-29-at-15-30-13-2

whatsapp-image-2018-07-02-at-08-54-47

whatsapp-image-2018-07-02-at-08-55-15

whatsapp-image-2018-07-02-at-08-54-09