logo-abicol-60px

A Abicol é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.

Com sede em São Paulo, a entidade que é a mais representativa do setor no Brasil, foi fundada em 2011 e teve Felix Raposo como seu fundador e primeiro presidente, o qual capitaneou a entidade por 2 anos, tendo sido sucedido por Luís Fernando Ferraz nos anos de 2014, 2015 e 2016. Do o início de 2017 ao final de 2019 a associação esteve sob o comando de  Alexandre Prates Pereira, sendo sucedido por Rogério Soares Coelho, que esteve na presidência da entidade no período de 2020 até 2022. Hoje, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Colchões é Rodrigo Miguel de Melo.

Veja a GALERIA DE PRESIDENTES

Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por mais de 70% da produção nacional de colchões, as quais reconhecem como principais propósitos da entidade:

Representação Setorial: A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões no país e representa os interesses das empresas do setor. Ao se associar, uma empresa pode ter sua voz ouvida e participar ativamente das discussões e ações que afetam a indústria de colchões.

Fortalecimento da Relação com Órgãos Governamentais: A associação trabalha para fortalecer a relação das empresas do setor com órgãos governamentais, o que pode ser fundamental para lidar com regulamentações e políticas que afetam a indústria.

Estímulo a Práticas Sustentáveis: A ABICOL promove práticas sustentáveis no setor, o que pode ser importante para empresas que desejam adotar políticas ambientalmente responsáveis.

Desenvolvimento do Setor: A associação proporciona oportunidades para o desenvolvimento do setor colchoeiro, o que pode incluir a promoção de inovação, pesquisa e desenvolvimento de estudos que possam agregar mais valor ao colchão..

Orientação e Atualização: A ABICOL busca fornecer orientação e atualização pertinentes ao setor para seus associados, o que pode ser valioso para manter as empresas informadas sobre as últimas tendências e regulamentações.

Representação junto ao Governo e Entidades: A associação representa seus associados junto ao governo, entidades nacionais e internacionais, o que pode ser útil para influenciar políticas e regulamentos em benefício do setor.

Qualidade e Segurança: A ABICOL teve um papel fundamental na regulamentação da conformidade de colchões, colchonetes e somiês, o que contribui para a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos no mercado.

Integridade e Responsabilidade: A associação valoriza a integridade, a conduta ética e a responsabilidade nas relações institucionais, o que pode refletir positivamente na reputação das empresas associadas.

Intercooperação: A ABICOL promove a intercooperação entre suas empresas associadas, o que pode resultar em uma troca de conhecimento e melhores práticas dentro do setor.

Colchão como o principal equipamento a ser usado para se Dormir Bem e preservar a saúde mental: A associação busca promover o conceito de dormir bem e melhorar a qualidade de vida dos consumidores, o que pode estar alinhado com os valores de muitas empresas do setor.

   Veja quem são os associados da ABICOL

Visão

“Ser reconhecida como a principal referência em associativismo, destacando-se pela excelência e representatividade, fortalecendo assim a indústria de colchões no Brasil.”

 

Missão

“Fomentar e fortalecer um ambiente institucional que promova o crescimento integral da indústria de colchões, defendendo os interesses de nossos associados em questões críticas de mercado, enquanto também impulsionamos o reconhecimento de seus valores junto às autoridades públicas, empresas nacionais e internacionais, e, de maneira crucial, perante os consumidores em geral.”

 

Filosofia

“Se está na Abicol, você pode confiar.”

 

Pilares Institucionais

Aprimore o texto dos cinco pilares da seguinte forma:

  1. Política ASG (Ambiental, Social e de Governança) – Fortalecer e expandir a adoção das melhores práticas de ASG no setor colchoeiro, visando à implementação das políticas ambientais, sociais e de governança mais robustas. Isso nos permitirá construir um futuro mais sustentável e resistente.
  2. Economia Circular – Impulsionar e apoiar pesquisas e estudos que sustentem uma agenda voltada para a promoção da economia circular.
  3. Combate à Fraude e Sonegação – Atuar vigorosamente em defesa de uma competição justa e transparente, livre de atividades ilegais que prejudicam os negócios e o crescimento do país.
  4. Assistência Técnica – Repensar o modelo atual de assistência técnica, frequentemente desfavorável aos fabricantes do setor, estabelecendo regras claras em conformidade com a legislação vigente, promovendo relacionamentos equitativos entre fabricantes e consumidores.
  5. Legislação Tributária e Trabalhista – Monitorar constantemente a reforma tributária, reforma trabalhista, impostos de importação, leis antidumping e incentivos fiscais, a fim de atuar proativamente e preventivamente.

Objetivos

 A Abicol tem entre seus objetivos representar os seus associados junto ao governo, a entidades, às associações nacionais e internacionais, imprensa e população em geral. A associação busca fornecer orientação e atualização pertinentes ao setor para seus associados e, ao consumidor, fornece informações que possam garantir a correta aplicação do conceito de dormir bem como melhoria na qualidade de vida.