O que fazer após a apresentação do pedido de registro de marca perante o INPI?

Eu não usei um agente ou escritório especializado

Contratar uma empresa especializada para cuidar do seu ativo intelectual é fundamental para que você tenha sucesso na obtenção do registro.

É claro que não é proibido que você busque ou tente fazer todo o processo (e você pode tirar muitas dúvidas aqui), mas como ele exige uma série de conhecimentos específicos, não apenas relacionados com os formulários e códigos que devem ser preenchidos, mas com as regras contidas na legislação, a opção pode representar uma tremenda dor de cabeça.

As vantagens de obter ajuda especializada

Optando por buscar ajuda especializa você evita o preenchimento equivocado de qualquer formulário, que pode inclusive motivar o indeferimento ou a formulação de uma exigência formal (Saiba o que fazer quando seu pedido sofre uma exigência), ou até mesmo pedir algo que é proibido ou que não tenha chances de ser concedido. E por isso é sempre recomendável a busca de anterioridade – nesse vídeo você pode entender a importância da busca de anterioridade: Os passos mais importantes antes do registro.

Não sei como anda meu pedido. Corro algum risco?

Outra grande vantagem é sempre estar informado sobre o que acontece com o seu pedido. Aqui na FG Marcas & Patentes você recebe mensalmente ou bimestralmente (veja aqui mais sobre os nossos pacotes de serviço) tudo o que acontece com o seu pedido.

Mas não é só.

Você tem ainda um monitoramento SEMANAL do mercado, obtendo informações sobre eventuais empresas que estejam buscando marcas que possam se  relacionar com a sua. E mais: se alguma coisa for detectada você é informado imediatamente e recebe uma ligação dos nossos consultores, para entender exatamente o que está acontecendo e quais os próximos passos.

Então não basta apenas fazer o pedido? É preciso analisá-lo constantemente?

Sim, é fundamental o acompanhamento constante.

Você sabia que muitos processos estão parados no INPI por falta de ação de seus titulares?

É isso mesmo. Existem centenas de pedidos de registro de marcas, por exemplo, que estão parados em função de exigências do INPI ou de impedimentos que não existem mais!!

 

Mas eu já tenho o registro concedido. Preciso ainda continuar monitorando?

Durante os 10 anos de duração do registro da sua marca muita, mas muita coisa pode acontecer, e é preciso ficar atento. Toda semana, como dissemos, o INPI publica pedidos e decisões na Revista da Propriedade Industrial e por mais que sua marca já esteja registrada é fundamental continuar fazendo a leitura.

Então quer dizer que sempre terei que cuidar da minha MARCA?

É isso mesmo. Seu registro pode sofrer um pedido de caducidade, uma nulidade administrativa ou outras pessoas e empresas podem começar a solicitar marcas que se aproximem de tal forma da sua que podem afetá-la e enfraquecê-la.

E veja que você ainda contra com um filtro extremamente importante que pode indicar eventuais violações das suas marcas em todo o Brasil.

Portanto, não se esqueça, sua marca merece investimentos constantes, quer para sua divulgação, consolidação e também para a manutenção do seu registro.

 

Fonte: http://fgmarcas.com.br/acompanhamento-pedido-registro-marca/?utm_campaign=relatorio_mensal_-_marcas_-_junho2017&utm_medium=email&utm_source=RD+Station