Se você também faz parte do grupo de indivíduos que daria tudo para dormir durante o dia, mas que, por outro lado, não consegue pegar no sono de jeito nenhum quando se deita à noite para dormir, esse artigo foi feito para você.

Olheiras, fadiga, cansaço, irritabilidade e dificuldade para manter a concentração estão entre os principais sintomas após uma frequência de noites mal dormidas.

Neste sentido, cabe destacar que a qualidade do nosso sono está diretamente relacionada à nossa saúde – tanto fisiológica quanto mental. A própria insônia é mais frequente em pacientes que sofrem de depressão, transtornos de bipolaridade ou atenção, ansiedade, esquizofrenia e outros.

Uma pesquisadora da Universidade Tecnológica de Swinburne, da Austrália, chegou à conclusão de que uma série de doenças mentais está interligada à insônia. E, o mais alarmante, é que possivelmente elas se ‘retroalimentem’, ou seja, uma dê mais poder para a outra.

Segundo a cientista, aproximadamente 50% dos indivíduos que sofrem de insônia também contam com outros problemas mentais. Por outro lado, cerca de 90% dos pacientes depressivos têm dificuldades para dormir.

Já outro estudo realizado pela Universidade de Medicina de Pittsburgh chegou à conclusão de que a insônia é capaz de causar impactos negativos no circuito cerebral que se responsabiliza pelas emoções. Neste sentido, cabe destacar que tanto o sono como os sentimentos são produtos de interatividade em ‘áreas comuns’ do cérebro.

Segundo os pesquisadores da área, o pior da relação insônia x doenças mentais diz respeito ao fato de que as pessoas que não dormem bem estão muito mais propensas a terem picos de ansiedade, tristeza e, é claro, respondem pior ao tratamento da depressão.
Para compreender melhor os efeitos negativos de uma noite mal dormida, imagine um bebê ou uma criança nesta situação. Quando esse público não consegue descansar o suficiente, eles ficam birrentos, manhosos e chorões. E conosco acontece exatamente a mesma coisa: com a diferença de que já somos grandinhos o suficiente para não nos submetermos a esse tipo de comportamento.

Além disso, dormir pouco também pode nos fazer parecer exagerados diante de algumas situações – principalmente as negativas. Isso acontece porque as pupilas ficam maiores e não conseguem nos ajudar a ‘disfarçar’ determinados desgostos.