Verifique o tipo adequado para seu peso e altura e tenha bons momentos de descanso

Uma boa noite de sono pode ser a garantia de um dia produtivo e com sensação de bem-estar. E um dos principais aliados do descanso é o colchão da sua cama. “Quando dormimos, relaxamos e perdemos o controle sobre as posições do nosso corpo e, por isso, é fundamental escolher um produto que se molde a você”, explica a reumatologista Suely Roizenblatt, do Instituto do Sono de São Paulo.

Assim como acontece com as roupas, é preciso experimentar o colchão antes de levá-lo para casa. De acordo com Sueli, a coluna da pessoa deve permanecer alinhada sobre o produto e não pode haver dor nos quadris, ombros, coluna lombar ou cervical. A bacia também não deve ficar nem muito afundada nem levantada.

“Colchões de mola possuem mais firmeza e permitem o alinhamento central da coluna vertebral”, explica a reumatologista. Já os de espuma são mais flexíveis e têm durabilidade menor. “Depois de um tempo de uso, forma-se um ‘buraco’ central que oprime a coluna e obriga a pessoa a se adaptar ao colchão e não o contrário”, alerta.

Colchão de espuma – Se essa for a opção da pessoa no momento da aquisição, ela deve ter conhecimento da Tabela de Biotipo criada pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), que indica o colchão de espuma adequado para cada indivíduo, considerando a relação peso e altura. Confira:

D18 – indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;
D23 – ideal para quem pesa até 60kg;
D28 – ideal para quem pesa até 80kg;
D33 – ideal para quem pesa até 100kg;
D45 – ideal para quem pesa até 150kg.

Colchão de molas – Além de oferecer mais conforto e durabilidade, esse tipo de produto acomoda melhor os quadris e os ombros, além de ser mais adequado a casais com considerável diferença de peso.

Na hora da compra, é importante saber que o formato e a quantidade das molas determinam a qualidade do produto. Procure optar por sistemas de molejo mais confortáveis e resistentes, como o LFK, Pocket, Superlastic ou Miracoil. O Bonnell é a opção mais encontrada nas lojas, mas apresenta a menor concentração de molas por metro quadrado. Antes de comprar, verifique se ele é adequado ao seu peso, baseado na tabela abaixo:

Bonnell – até 90kg (por pessoa)
Pocket – (ensacado) até 90kg (por pessoa)
Superlastic – até 110kg (por pessoa)
LFK – até 120kg (por pessoa)
Miracoil – até 150kg (por pessoa)

Durabilidade – Segundo alguns lojistas, os colchões de espuma duram de dois a três anos, podendo chegar até os cinco nos modelos certificados pelo Inmetro.

Os colchões de molas normalmente duram de cinco anos (no molejo tradicional “Bonnell”) a dez anos (demais molejos).

Fonte: revista.zap.com.br