Em 25 de novebackdrop-finalmbro de 2016, a Associação Brasileira da Industria de Colchões – ABICOL, homenageou a com a outorga da comenda “NOTÁVEL INDUSTRIAL COLCHOEIRO”, cinco personalidades de grande relevância na história do fortalecimento da indústria de colchões no Brasil. O ato solene significou a materialização inconteste do agradecimento e do reconhecimento da ABICOL pela contribuição dos homenageados na valorização da indústria nacional, no desenvolvimento de seus colaboradores e, acima de tudo, do compromisso dos mesmos com a qualidade do sono de brasileiros e brasileiras, que são merecedores de todo conforto que seus colchões são capazes de proporcionar.

A Comenda de Mérito “NOTÁVEL INDUSTRIAL COLCHOEIRO” tem por finalidade agraciar fundadores e diretores vinculados às empresas associadas que tenham se destacado pela forte atuação em prol do setor e pela performance empreendedora que tanto incentiva o crescimento do mercado e empreendedora. Os notáveis homenageados foram: ERNESTO DIAS FILHO (Ortobom), FRANCISCO JOSÉ DIAS (Ortobom) e JULIO DIAS SOBRINHO (Ortobom); JOHNNY JARDINI (Amerincanflex) e MOACIR LAZARO DE MELO (Plumatex).

Para Alexandre Prates Pereira, atual presidente da Abicol “É uma honra poder demonstrar todo respeito e reconhecimento que temos pelos ícones do nosso setor, homenageados nessa noite. Suas respectivas histórias de vida, além de inspiradoras nos fazem crer que o presente próspero é o resultado de muito esforço e determinação”.

Cada um dos homenageados recebeu da associação a comenda composta por um quadro de honra ao mérito e uma medalha em prata 925 e foram cumprimentados por toda diretoria da Abicol, Conselho Superior, Conselho de Ética e Administração, quadro associativo, além de familiares e demais convidados.

Notáveis que escrevem bela história

ORTOBOM, NOTÁVEIS INDUSTRIAIS COLCHOEIROS: ERNESTO DIAS FILHO, FRANCISCO JOSÉ DIAS E JULIO DIAS SOBRINHO

ortobomErnesto, Francisco e Júlio Dias são três irmãos que cresceram, aprenderam e empreenderam juntos.
Descendentes de imigrantes portugueses, a família se estabeleceu na região do Bálsamo, quando seu patriarca, Ernesto, iniciou a formação profissional deles no segmento de secos e molhados.
Por volta 1969, na cidade de São Paulo, os irmãos fundaram uma empresa chamada Metalonita, especializada em fabricação de camas de campanha – aquelas camas dobráveis que eram usadas quase sempre para as visitas da casa.
Neste momento, a Metalonita comprava colchões e os acoplava nas camas de campanha que vendia, contudo, a ambição por expandir os negócios levou a empresa a fabricar a sua própria espuma e os colchões, assim como já fazia com as camas.
O trabalho duro, incansavelmente de domingo a domingo, fizeram da Metalonita uma empresa que se diferenciou e ganhou mercado. A oportunidade de ver o potencial comercial do interior do país foi crucial para a expansão dos negócios nos anos 80. Com foco no trabalho duro e a disposição de visitar cada município, em todos os cantos do país, fez a Metalonita se expandir rápido e rapidamente ser considerada uma das maiores no segmento, nascendo, assim, a Ortobom.
Nos anos 2.000, a Ortobom já era a empresa mais premiada em pesquisas de opinião de marca graças a visibilidade de seus produtos, da sua rede de franquias e da parceria com grandes magazines.
Ernesto, Francisco e Júlio Dias, sempre trataram o negócio com prioridade em suas vidas, considerando o trabalho duro, árduo, desbravador, como fator preponderante para o sucesso. E, tendo casado cedo, sempre envolveram os seus filhos nas responsabilidades e na construção de seu negócio.
Com muita passionalidade e emoção, todas as decisões nas empresas são calorosas e intensas: nas relações humanas, nas relações com os clientes e com os fornecedores.
O que melhor pode representar isso, além do sucesso incontestável da história empreendedora dos irmãos, é a família Ortobom que vem se construindo ao longo de todos esses anos, com um quadro de funcionários dedicados e orgulhosos que, aprendendo e consolidando suas carreiras, crescem junto a essa grande história de sucesso.

AMERICANFLEX, NOTÁVEL INDUSTRIAL COLCHOEIRO JOHNNY JARDINI

americanflexJohnny Jardini reúne em si amor e empreendedorismo, duas histórias de sucesso que se fossem um filme, no roteiro haveria lugar para sentimentos como amor, a coragem, a dedicação e a honradez. Filho de Elias Jardini e Margarida Delucca, foi na cidade de Taquaritinga em 24 de Maio de 1933, o primogênito dos três filhos chega ao mundo para alegria dos pais. Foi assim que a história do Sr. Johnny inicia, auxiliando o pai em seus negócios na cidade de São José do Rio Preto onde hoje está a matriz do Grupo Americanflex.
Antes de adquirir a empresa, Johnny cursou a ‘faculdade da vida’. Assumiu a venda de produtos como balas, biscoitos e outras 60 mercadorias no interior paulista. Bem sucedido como representante comercial, Johnny foi promovido a motorista-vendedor. Carregava o caminhão em São Paulo e da capital até Rio Preto vendia as mercadorias durante o trajeto.
Em agosto de 1958, Johnny adquiria uma pequena colchoaria. Nascia assim a Colchoaria Americana, no parque industrial em São José do Rio Preto. Era um negócio muito pequeno de colchões de capim, os mais comuns na época. A fábrica funcionava com apenas seis funcionários e as instalações se resumiam a um salão nos fundos do terreno. Johnny sempre participou intensamente do cotidiano da fábrica. No início costurava os colchões com as próprias mãos. Incansável, ia buscar matéria-prima, passando dias na estrada. As entregas, muitas vezes, também ficavam por sua conta. Na década de 60 a Colchoaria Americana introduz no país o colchão de molas que já encantavam os europeus. O investimento neste filão de mercado possibilitou o crescimento acelerado da fábrica, que em 1962 inaugura as novas instalações no antigo Parque Industrial da cidade. Com 100 metros quadrados a fábrica contava com seis seções. As décadas que vieram a seguir foram marcadas por constantes avanços. O início deste processo começa com a troca do nome, de Colchoaria Americana para Americanflex indústrias e comércio de colchões. A fábrica foi a primeira a se instalar no novo Distrito Industrial de Rio Preto e em 1977 foi inaugurada a nova fábrica em um terreno com 4500m². Nesta época foi considerada o “Maior Empreendimento Industrial” da cidade. A Americanflex sempre foi a cara de seu fundador e a inquietude de seu olhar vinha de sua ampla visão de futuro, de que muita coisa ainda havia a ser feita. Na década de 90, mais precisamente em 1997, o Grupo Americanflex instala um parque fabril em Campina Grande no estado da Paraíba. A visão empreendedora deste grande notável Johnny Jardini fez com que no ano de 2004 fosse incorporada ao grupo outro parque fabril na cidade de Montes Claros Minas Gerais com a marca Minaspuma. Em 2012 através de uma consultoria externa concretizou a Governança Corporativa do Grupo Americanflex, contratando um Diretor Executivo e os Sócios Johnny Jardini, Johnny Jardini Junior e Jane Jardini para o conselho administrativo, profissionalizando a empresa e sempre atento as necessidades de inovação e buscando novos conceitos de administração. Hoje a Grupo Americanflex conta com ”centro tecnológico” para testes reais em todas espumas produzidas, três parques fabris alinhados, mais de 5 mil pontos de venda, lojas próprias, grandes redes varejistas em seu portfólio, entregamos conforto a grandes hotéis e várias soluções para o descanso atendendo também o mercado externo. Nesta história de sucesso ainda cabem a participação na fundação do Pró-Espuma Iner e da ABICOL. Esta trajetória, marcada por trabalho, perseverança e honradez concretizam hoje os resultados destes 58 anos.

HISTÓRIA MOACIR LÁZARO DE MELO – PLUMATEX COLCHÕES

plumatex

Moacir Lázaro de Melo nasceu em Goiânia em 28 de agosto de 1947, filho de Antônio Gonçalves Rosa, mineiro de Uberlândia, e Ana Nunes Rosa, natural de Goiânia. Casou-se com Elizabeth Miguel de Melo em 1974, com quem teve quatro filhos e 9 netos. Cursou Contabilidade no Colégio Comercial 5 de julho em Goiânia e se formou em Economia pela Universidade Católica de Goiás. É ainda corretor de imóveis, tendo feito o curso de Transações Imobiliárias. Moacir de Melo começou cedo sua vida profissional. Trabalhou no Banco do Estado de Goiás e em um escritório de contabilidade em Goiânia. Foi contador da Rede de Supermercados SERVE LAR, diretor administrativo e financeiro da Cerealista Produção Rural em Goianésia, e ainda diretor técnico da Sulimóveis Empreendimentos Imobiliários em Anápolis. Em 1984, Moacir de Melo percebeu no segmento da fabricação de colchões uma oportunidade e fundou uma microempresa em Anápolis. Venceu o desafio de iniciar um empreendimento sem grandes recursos, apenas com a força do trabalho e do conhecimento. Logo ele faria da Plumatex Colchões uma das mais modernas e bem estruturadas indústrias do segmento. A empresa conta atualmente com cinco unidades: em Anápolis (Goiás), Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro. Emprega mais de mil trabalhadores e vende seus produtos para todo o País. Moacir de Melo é ainda diretor presidente da Plumatex Imóveis e Empreendimentos. O empresário também participa intensamente de atividades sociais. Foi presidente do Rotary Club de Anápolis Oeste por dois mandatos; – Governador de Rotary Internacional para o Distrito 4.530; – associado honorário de trinta clubes do Distrito; Venerável Mestre da Loja Maçônica Roosevelt número 01 em Anápolis; – presidente do Banco de Olhos e presidente da Associação Imobiliária de Anápolis. Entre os muitos reconhecimentos recebidos estão a Comenda Cruz do Anhanguera, do Grão Mestre da Grande Loja Macônica do Estado de Goiás; – Moção de louvor outorgada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; – Comendador da Polícia Militar do Estado de Goiás; – Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de Goiás; – Medalha da Vitória, outorgada pelo Ministério da Defesa do Brasil; – Comenda Gomes de Souza Ramos, a mais importante do Município de Anápolis; – Diploma de reconhecimento da Associação das Imobiliárias de Anápolis. Além da intensa atuação empresarial e social, Moacir de Melo colabora com diversos jornais empresariais e rotários. Publica semanalmente uma coluna de opinião no Jornal Contexto de Anápolis. E em 1982 publicou o livro A História de Goianésia. Mesmo com tantas atividades profissionais e sociais, o empresário não abre mão de se dedicar à família e aos amigos.