Quem é pai ou mãe certamente já teve a experiência exaustiva e frustrante de tentar fazer dormir um bebê que simplesmente não está a fim de cair no sono. Justamente para acabar com esse sofrimento um avô foi atrás de uma solução, e, ao que parece, encontrou algo definitivo e que deve salvar milhões de pais aflitos pelo mundo.
Frank Maunders, 62 anos, morador de Queensland, inventou um dispositivo que acalma os bebês ao reproduzir o som de dentro da barriga da mamãe. Pai de três crianças, e avô de outras sete, com sua máquina milagrosa ele zerou o desafio de fazer um neném chorão dormir em apenas alguns minutos.

— Tivemos dois meninos gêmeos, o que foi super especial para a gente, mas, ao mesmo tempo, foi difícil porque eles simplesmente não dormiam. Quem já passou por isso sabe o quanto é terrível.

Maunders e sua mulher sofreram de privação de sono por quase dois anos, sem fazer ideia do que estavam fazendo de errado. Depois que seus filhos cresceram e tiveram seus próprios filhos, Maunders começou a pesquisar sobre padrões de sono de recém-nascidos, especialmente quando seus netos começaram a ter problemas para dormir também.
— Descobri que dentro do útero, os bebês dormem apenas por uma ou duas horas, e depois acordam de novo. Só que, como estão lá dentro, estão sempre totalmente confortáveis.

— Quando eles nascem, tentamos colocá-los em ciclos de sono de 12 horas seguidas, e isso é muito tempo para um bebê, especialmente quando eles já não estão mais naquele lugar quentinho, e sim em um ambiente barulhento.

Observando a dinâmica dos cangurus e seus bebês, Maunders se deu conta de que, no caso dos animais, os filhotes mantêm 100% de contato com a mãe o tempo todo, então podem sempre estar calmos ouvindo e sentindo a respiração e o coração dela. Com isso em mente, ele entendeu que, ao invés de tentar tirar todos os sons ao redor dos bebês quando eles vêm para casa depois da maternidade, o ideal seria justamente oferecer a ele os sons de volta para ajudá-lo a relaxar.

— Encontrei sites e aplicativos que tocavam o som do útero, mas as pessoas não querem deixar seus celulares com os bebês, então acaba que o som para de tocar em algum momento. Precisava de algo que ficasse perto de onde o bebê está, e onde ele pudesse ouvir com clareza.

Mothers-Little-Helper

O Mother’s Little Helper (algo como Ajudante da Mamãe, em tradução livre) começou a ser desenhado na garagem da casa de Maunders. O dispositivo pode ser colocado entre o lençol e o colchão do bebê, e reproduz o som que eles escutam quando estão dentro da barriga da mãe Ele é feito de um tocador de Mp3, um amplificador e um controle.

prototype-Mothers-Little-Helper

É completamente seguro, feito de plástico, sem ondas de áudio nocivas à saúde nem qualquer tipo de risco de choque elétrico. A ideia é que cada aparelho custe ao consumidor cerca de R$ 580